Internet fibra óptica e via satélite: como saber qual usar?

Internet fibra óptica e via satélite: como saber qual usar?

Internet fibra óptica e via satélite: como saber qual usar?

No momento da contratação de internet, seja para sua casa, empresa ou uso pessoal em tablets e celulares, algumas dúvidas surgem a respeito de qual a diferença entre os tipos de acesso e tráfego de dados.

 

Neste artigo, iremos abordar a diferença entre dois tipos de conexão: via fibra óptica e via satélite, e falar sobre as principais dúvidas entre os dois e os casos onde um é mais recomendado que o outro. Boa leitura!

 

Fibra óptica: como e por que surgiu?
 

A internet passou por muitas inovações desde seu advento até os dias de hoje, causando aos usuários cada vez mais a necessidade de estar navegando de forma constante e rápida. Podemos ver em nosso cotidiano como isso é um fato. São muitas as pessoas que acessam a web constantemente e isso já faz parte da nossa rotina.

 

A navegação via fibra óptica agregou de forma considerável como uma das descobertas mais importantes nesse assunto. Em 2009, três cientistas receberam o prêmio Nobel por colaborar na existência do que conhecemos hoje como fibra óptica, confirmando a importância dessa forma de condução de dados.

 

A fibra óptica consiste em um meio de condução de informação numa velocidade extrema, comparada com a velocidade da luz. Essa condução se dá por meio de cabos de feixes de vidro, revestidos por um tipo de plástico isolante.

 

Resumidamente, a fibra óptica transmite os dados necessários para navegarmos na web por meio de cabos finos e resistentes, capazes de fazer a navegação se tornar muito mais rápida do que com outros tipos de transmissões, como os de cabo metálico, por exemplo.

 

Atualmente, alguns provedores de internet já possuem acesso à essa inovação, tornando possível a aquisição da conexão. É super importante que haja a pesquisa das empresas que manejam seriamente o material, para que você consiga realmente navegar de forma tranquila sem nenhum problema eventual.

 

Você pode conferir no link a seguir como explicamos sobre a instalação da fibra óptica e a importância de escolher um provedor sério e de qualidade: Instalação de fibra óptica: o que é e como funciona?

 

A utilidade da internet via satélite
 

A conexão via satélite é a internet que traz, até os dias de hoje, o acesso a lugares mais distantes de torres ou cabos transmissores. Esse tipo de acesso à internet é bastante utilizado, mesmo com outros tipos de conexão justamente por ser a melhor alternativa para as pessoas que estão em regiões mais distantes.

 

A navegação via satélite ocorre através de ondas de rádio, que conversam entre satélites na órbita baixa da Terra com os dispositivos conectados à internet em questão. O alcance desse tipo de conexão é bastante eficaz para resolver a dificuldade do acesso na região em que, por exemplo, os cabos de fibra óptica não alcançam, ou não possuam cobertura de banda larga.

 

De fato, o tráfego de dados entre o satélite e o dispositivo não é tão rápido quanto a conexão de fibra óptica, ficando bem atrás nesta disputa, mas ainda é essencial nos casos em que não há alternativas.

 

Existem empresas que estão investindo cada vez mais em envios e aprimoramentos de satélites, para tornar este tipo de conexão maior, e garantir melhor experiência para usuários que estão em localidades menos acessíveis, como as rurais e geograficamente remotas.
 

Para a conexão de internet via satélite ser utilizada, precisa-se de uma antena para a transmissão de dados, que é o instrumento responsável pela comunicação via ondas citada anteriormente. Durante a transmissão de dados, podem surgir algumas interferências, sendo resolvidas muitas vezes pelo próprio provedor, a fim de diminuir a latência.
 

Aqui, você pode conferir algumas empresas responsáveis por satélites atualmente na órbita da Terra:
 

SpaceX
 

A SpaceX foi uma das empresas fundadas por Elon Musk, que afirma ter empreendido com o foco em regiões mais remotas e de difícil acesso.
 

Amazon

Por mais que esse projeto ainda não tenha saído do papel, a Amazon já é uma das empresas consideradas investidoras na tecnologia de satélites que agregarão à conexão na Terra, e promete revolucionar com a tecnologia orbital.
 

Viasat
 

A Viasat é uma empresa que também investe em internet via satélite para áreas rurais e de difícil acesso, apresentando também um posicionamento voltado para o melhor custo-benefício.
 

OneWeb

A OneWeb é uma empresa que já iniciou suas atividades com um posicionamento de prover internet para aviões e navios, e investiu bastante em unidades de satélites para suprir essa demanda.
 

Qual é a melhor navegação para mim?
 

Na conexão de internet via rádio, a propagação é feita por torres instaladas estrategicamente, que recebem e enviam as ondas, comunicando entre si e chegando até aos dispositivos conectados.

Já com a conexão via fibra óptica, os dados são enviados através dos cabos, otimizando a velocidade do envio e recebimento, sendo um método de conexão mais favorável em termos de velocidade, porém com limitação geográfica, uma vez que não são todos os lugares que possuem o cabeamento já instalado.

Para escolher uma conexão entre as ondas de rádio via satélites e os cabos de fibra óptica, temos que considerar alguns fatores, como:
 

Estabilidade
 

A conexão por ondas de rádio pode passar por uma série de interferências no decorrer do uso, enquanto a fibra óptica não apresentar falhas com a mesma frequência;
 

Limitação de velocidade
 

A rede de rádio também vai possuir uma limitação, no que diz respeito à velocidade. Muros, árvores e tempestades produzem interferência na transmissão das ondas, e podem atrapalhar a conexão.
 

Instalação e disponibilidade



Falamos durante o artigo que a fibra óptica ainda não está disponível em todos os lugares, e isso acaba sendo um empecilho para o uso em todos os lugares. A instalação dos cabos é um processo demorado, e acaba atrapalhando a implementação em regiões mais distantes.
 

Escolhendo seu provedor de internet
 

Como vimos durante a leitura, dependendo da região que o usuário estiver, a melhor opção de conexão de internet muda, e escolher a empresa que realizará a instalação é crucial para uma experiência satisfatória.

Quando se trata de fibra óptica, a Age possui uma ampla área de cobertura, investindo em tecnologia e instalação em diversas áreas do Distrito Federal, incluindo regiões onde outras empresas provedoras não investem.

Consulte em nosso site quais as áreas disponíveis para a contratação de uma internet de qualidade, ou entre em contato conosco através deste link. A Age Telecom tem as melhores soluções para fazer você aproveitar a internet ágil como você merece.

Perguntas Frequentes

A Age está aqui para te ajudar!

1. Certifique se os cabos estão devidamente conectados ao modem;

2. Verifique se o modem está bem conectado a tomada, é sempre bom testar também em outra tomada, pois a que ele está conectada atualmente, pode estar com algum problema de energia;

3. Após checar se está tudo conectado corretamente, observe se as luzes POWER, LINK, AUTH, INTERNET, WLAN2.4G e WLAN5G estão acesas;

4. Se no passo anterior alguma das luzes estiverem apagadas , reinicie o modem da tomada e aguarde o prazo de 10 segundos para conectar novamente.

Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 Whatsapp  ou  Telefone 

1 º Passo: Verifique atrás do seu modem o link com as iniciais https:// 

Copie esse link e cole no seu navegador e aperte ENTER.

2 º Passo 

Após fazer isso em seu navegador aparecerá uma tela pedindo o Username e Password , você consegue localizar o acesso atrás do seu modem em usuário e senha, logo abaixo do https://.

Clique em Login

 

 

3 ° Passo:

Após clicar em Login você já terá acesso ao seu equipamento, clique em Network em seguida irá aparecer duas opções abaixo Wireless(2.4GHz) e Wireless(5GHz).

4 º Passo:

Em SSID Configuration coloque nos campos abaixo nome da rede e senha de sua preferência.


SSID NAME: NOME DA REDE

WPA Key: Senha

 
Obs: A Senha precisa ter no mínimo 8 caracteres.

Após realizar o processo clique em SAVE no final da página .

O mesmo processo acima deve ser efetuado no Wireless (5GHz).

 

Caso não consiga realizar esse procedimento entre em contato com nossa central.

Whatsapp  ou  Telefone

1 º Passo: 

Entre no nosso portal: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, na área “minhas faturas” clique em “ver todas as faturas".
 

 

3 º Passo: Em "Status" procure por pagamento pendente, e depois clique no ícone de baixar. 
 

Após baixar, você já consegue visualizar.

1° Passo:

Baixe o APP  na sua loja de aplicativos:

Android

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

2º Passo: 

Após entrar, clique na área “financeiro”

3 ° Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar.

4 ° Passo: 

 Em seguida vai aparecer seu contrato e a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. 

Clique em visualizar para conseguir baixar sua fatura.

5 ° Passo:

Após isso clique em "baixar sua fatura."

Pronto sua fatura será baixada em PDF!

1 º Passo:

Clique para ser redirecionado ao portal do cliente

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em "ver todas as faturas".

3 º Passo: 

Localize a fatura com pagamento pendente e no fim da linha selecione o ícone do cifrão ($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.  Escolha “pagamento com cartão”

4 º Passo: 

Logo após selecione o tipo de cartão e informe os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x.

Pelo aplicativo:

1 º Passo: 

Baixe o APP no celular na sua loja de aplicativos:

App 

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

 Após Entrar, clique na área “financeiro”

2 º Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar a fatura.

3 º Passo: 

Em seguida vai aparecer seu contrato, a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. Clique em “efetuar pagamento” para selecionar a forma de pagamento.

4 º Passo:

Após isso selecione a opção “cartão de crédito”. Logo após você seleciona o tipo de cartão, e informa os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x no cartão.

5 º Passo:

Confirme para efetuar o pagamento.

1º Passo: 

Clique para ser redirecionado ao nosso: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em Entrar

2º Passo: 

Assim que acessar a área do cliente, clique em (Recorrência no Cartão) 

3 º Passo: 

Após isso clique na opção “adicionar cartão”

4 º Passo: 

Feito isso, cadastre seu o cartão, preenchendo todos os dados corretamente e selecione a opção “Adicionar Cartão”

Assim o valor será debitado todo mês automaticamente. 

E você ganha R$10,00 de desconto de bom pagador. Legal né?

1 º Passo:

Selecione para ser redirecionado a página do Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR
 

2 º Passo:

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em “ver todas as faturas", Lá você consegue escolher sua forma de pagamento.

3 º Passo:

Localize a fatura que está pendente de pagamento, e no fim da linha selecione o ícone do cifrão($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.

4 º Passo:

Escolha “pagamento com pix” 

5 º Passo:

PARA EFETUAR O PAGAMENTO

1) Acesse o aplicativo do seu Banco;

2) Selecione o método pagar com PIX;

3) Escaneie o QR code ou insira o código para pagamento;

4) Confira as informações e confirme o pagamento.

1 ° Passo: 

Clica no Link: Directv Go

2 ° Passo: 

Ao acessar o portal do assinante clique na opção “Entrar com operadora”

  3 ° Passo:

 Escolher a opção “PLAYHUB”

4° Passo: 

Selecione seu Provedor: AGE TELECOM 

5° Passo: 

Usuário: NÚMERO DO CONTRATO + CPF (Sem ponto ou traço) Senha: CPF (Sem ponto ou traço)

Pronto! Agora você tem acesso aos canais de TV ao vivo além de streaming para curtir quando e onde quiser!

1° Passo: 

Assim que seu plano for instalado, você vai receber um SMS. Abra a mensagem e localize o link para a ativação.

Caso você não receba esse sms entre em contato com nossa Central de atendimento.   Whatsapp  ou  Telefone 

2° Passo: 

Após abrir o link no navegador, cadastre o número de celular ou coloque o login se já possuir conta.

3° Passo:

Insira as informações solicitadas e clique em "CADASTRE-SE"

4° Passo: 

Insira o novo código recebido por SMS.

5 ° Passo: 

Selecionando "OUVIR AGORA" você será direcionado para a loja de aplicativos, se não o tiver baixado, caso já possua, será iniciado.

6 ° Passo: 

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, você pode selecionar os artistas que mais gosta para habilitar o FLOW ou já curtir as músicas que mais ama.

Realize seu login através do site: Portal assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

O Clube Age oferece descontos e vantagens exclusivos para os nossos clientes.
Cada parceiro tem uma mecânica própria para beneficiar nossos associados.

Em algumas lojas físicas, será necessário imprimir o cupom e apresentá-lo ao lojista no momento da compra ou a identificação no primeiro contato com o consultor comercial. 

1° Passo: 

Realizar seu login através do site: Portal do assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

2 º Passo: 

Selecione a opção HBO MAX

3° Passo:

Baixar o app na sua loja de aplicativos, aceite os termos de privacidade.

 HBO MAX 

HBO MAX - IOS

4 ° Passo: 

Termos aceitos, selecione o item do avatar para logar.

 

5 ° Passo: 

Selecione a opção “Entrar com provedor”.

6 ° Passo: 

Selecione a PlayHub. (Caso utilize IOS, clique em “Outros provedores de TV” que a opção playhub vai aparecer)

7 ° Passo: 

Insira login e senhas fornecidos pelo seu provedor. 

Login: AGE (Maiúsculo) + Número contrato do cliente + CPF (Sem ponto e sem traço) 

Senha:CPF (Sem ponto e sem traço)

8 ° Passo: 

Autorize o acesso da Playhub no HBO MAX.

9 ° Passo: 

Crie a sua conta com suas informações.