Instalação de fibra óptica: o que é e como funciona?

Instalação de fibra óptica: o que é e como funciona?

Instalação de fibra óptica: o que é e como funciona?

Com o uso da internet se tornando cada vez mais essencial no nosso cotidiano, sendo necessária para estudo, trabalho e lazer, a velocidade com que você consegue fazer simples atividades é uma das prioridades ao escolher a banda larga ideal para a sua residência e/ou empresa.

Por isso, a internet fibra óptica, com sua enorme capacidade de transmissão de dados a longas distâncias e alta velocidade, se tornou uma grande tendência na telecomunicação. Mas você sabe o que é a fibra óptica? Como funciona a sua instalação? Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre essa inovação! 

O que é fibra óptica?

Fonte: (Reprodução/Internet)

As fibras óticas são fios finos, flexíveis e transparentes. Em sua formação, há um núcleo transparente, com alto índice de refração de luz, sendo revestido por camadas plásticas também transparentes, porém, com um índice menor de refração. 

O fenômeno físico que ocorre dentro dos fios é chamado de reflexão interna total da luz, permitindo a propagação por longas distâncias e com perdas mínimas em sua intensidade.

Outro fenômeno que ocorre é a multiplexação, que permite que mais informações sejam transmitidas simultaneamente ao longo de uma única fibra óptica. Esse é um dos grandes diferenciais em relação aos cabos convencionais, que não conseguem transmitir dados de internet diferentes de forma simultânea. 

Para além do uso da internet, que é o nosso tema, a fibra óptica também é utilizada para obter imagens de lugares de difícil acesso e para a criação de diferentes sensores de calor, por exemplo.

Assim, a fibra óptica é uma tecnologia capaz de suportar grandes distâncias, com Wi Fi que impede interferências eletromagnéticas. 

Principais vantagens

  • Velocidade: a internet com fibra óptica consegue ser 4.000 vezes mais rápida do que a com cabeamento comum. Isso mesmo, enquanto a maior parte dos cabos de fibra óptica usados no mundo é capaz de transmitir 40 Gbit/s,  o cabeamento de cobre, utilizado nas antigas instalações de banda larga, permite uma velocidade média de 10 Mbps.
  • Resistência à interferência: a propagação da luz no interior desses materiais não sofre interferência por ondas eletromagnéticas externas, deixando a sua internet muito mais estável. 
  • Vida útil: embora sejam cabos sensíveis, a vida útil do mesmo com os cuidados necessários pode ser de até 100 anos! 
  • Espaço: em relação a sua taxa de transferência de dados, os cabos de fibra óptica ocupam menos espaço. 
  • Economia: por causarem pouco desgaste, os cabos de fibra óptica podem ser utilizados em transmissores de menor potência, o que resulta em economia.
  • Segurança: outra grande vantagem é não demandar transmissão de eletricidade através dos fios, evitando assim incêndios por curtos circuitos. Além disso, é um cabo extremamente resistente a mudanças climáticas.
  • Maior facilidade de instalação: os cabos de fibra óptica são considerados os mais fáceis de transportar e manipular, o que torna a sua instalação menos complexa.

 

Por que ter internet fibra óptica? 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Todas as vantagens listadas acima interferem diretamente no uso da fibra óptica para dados de internet, sendo a melhor opção caso você queira uma conexão rápida e estável, mesmo com longas distâncias. Isso quer dizer que sua transmissão nunca será afetada por outras redes ou pela distância entre a central de fornecimento. 

O alto desempenho da tecnologia, no entanto, depende de uma boa instalação da rede. Como a transmissão de dados é feita pela reflexão da luz, qualquer dobramento ou curvas bruscas no cabeamento irão prejudicar a sua internet. 

Como é feita a instalação?

Assim como as redes convencionais, ao escolher um plano de fibra óptica é necessário esperar que a provedora envie um profissional equipado para conectar o ponto de distribuição ao modem que disponibilizará a internet. 

Diferente dos demais materiais, o cliente não precisa se preocupar com a área do fio que ficará exposta, devido a sua resistência por mudanças climáticas. No entanto, para obter a melhor qualidade do sinal, não é permitido passar o cabo de fibra em materiais capazes de danificá-lo, como esgoto ou calhas.

No dia marcado, o operador irá ao local de instalação com  kits modem e roteador ou aparelhos com as duas funções integradas. Caso a área de cobertura seja grande, é recomendável investir em outros aparelhos que irão ajudar na distribuição inteligente.

Escolha uma operadora de confiança

É notável que a fibra óptica viabiliza a universalização da tecnologia de ponta na internet, iniciando a oferta dos serviços nas áreas mais carentes. 

Mas, para que a qualidade da conexão seja mesmo satisfatória, é necessário saber se os produtos entregues pela operadora são de qualidade, se há a estrutura para atender às demandas de sua empresa, se o preço é competitivo no mercado e, principalmente, se todas as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são realizadas com rigor. 

A Age tem um sistema robusto e altamente confiável, surgindo do grupo econômico Rialma, que é sucesso em implantar projetos na área de energia hidráulica, eólica e transmissão de energia no Centro-Oeste. 

Entre em contato conosco e acelere a sua navegação, em casa ou na empresa. Clique aqui e saiba mais!

 

Perguntas Frequentes

A Age está aqui para te ajudar!

1. Certifique se os cabos estão devidamente conectados ao modem;

2. Verifique se o modem está bem conectado a tomada, é sempre bom testar também em outra tomada, pois a que ele está conectada atualmente, pode estar com algum problema de energia;

3. Após checar se está tudo conectado corretamente, observe se as luzes POWER, LINK, AUTH, INTERNET, WLAN2.4G e WLAN5G estão acesas;

4. Se no passo anterior alguma das luzes estiverem apagadas , reinicie o modem da tomada e aguarde o prazo de 10 segundos para conectar novamente.

Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 Whatsapp  ou  Telefone 

1 º Passo: Verifique atrás do seu modem o link com as iniciais https:// 

Copie esse link e cole no seu navegador e aperte ENTER.

2 º Passo 

Após fazer isso em seu navegador aparecerá uma tela pedindo o Username e Password , você consegue localizar o acesso atrás do seu modem em usuário e senha, logo abaixo do https://.

Clique em Login

 

 

3 ° Passo:

Após clicar em Login você já terá acesso ao seu equipamento, clique em Network em seguida irá aparecer duas opções abaixo Wireless(2.4GHz) e Wireless(5GHz).

4 º Passo:

Em SSID Configuration coloque nos campos abaixo nome da rede e senha de sua preferência.


SSID NAME: NOME DA REDE

WPA Key: Senha

 
Obs: A Senha precisa ter no mínimo 8 caracteres.

Após realizar o processo clique em SAVE no final da página .

O mesmo processo acima deve ser efetuado no Wireless (5GHz).

 

Caso não consiga realizar esse procedimento entre em contato com nossa central.

Whatsapp  ou  Telefone

1 º Passo: 

Entre no nosso portal: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, na área “minhas faturas” clique em “ver todas as faturas".
 

 

3 º Passo: Em "Status" procure por pagamento pendente, e depois clique no ícone de baixar. 
 

Após baixar, você já consegue visualizar.

1° Passo:

Baixe o APP  na sua loja de aplicativos:

Android

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

2º Passo: 

Após entrar, clique na área “financeiro”

3 ° Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar.

4 ° Passo: 

 Em seguida vai aparecer seu contrato e a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. 

Clique em visualizar para conseguir baixar sua fatura.

5 ° Passo:

Após isso clique em "baixar sua fatura."

Pronto sua fatura será baixada em PDF!

1 º Passo:

Clique para ser redirecionado ao portal do cliente

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em "ver todas as faturas".

3 º Passo: 

Localize a fatura com pagamento pendente e no fim da linha selecione o ícone do cifrão ($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.  Escolha “pagamento com cartão”

4 º Passo: 

Logo após selecione o tipo de cartão e informe os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x.

Pelo aplicativo:

1 º Passo: 

Baixe o APP no celular na sua loja de aplicativos:

App 

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

 Após Entrar, clique na área “financeiro”

2 º Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar a fatura.

3 º Passo: 

Em seguida vai aparecer seu contrato, a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. Clique em “efetuar pagamento” para selecionar a forma de pagamento.

4 º Passo:

Após isso selecione a opção “cartão de crédito”. Logo após você seleciona o tipo de cartão, e informa os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x no cartão.

5 º Passo:

Confirme para efetuar o pagamento.

1º Passo: 

Clique para ser redirecionado ao nosso: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em Entrar

2º Passo: 

Assim que acessar a área do cliente, clique em (Recorrência no Cartão) 

3 º Passo: 

Após isso clique na opção “adicionar cartão”

4 º Passo: 

Feito isso, cadastre seu o cartão, preenchendo todos os dados corretamente e selecione a opção “Adicionar Cartão”

Assim o valor será debitado todo mês automaticamente. 

E você ganha R$10,00 de desconto de bom pagador. Legal né?

1 º Passo:

Selecione para ser redirecionado a página do Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR
 

2 º Passo:

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em “ver todas as faturas", Lá você consegue escolher sua forma de pagamento.

3 º Passo:

Localize a fatura que está pendente de pagamento, e no fim da linha selecione o ícone do cifrão($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.

4 º Passo:

Escolha “pagamento com pix” 

5 º Passo:

PARA EFETUAR O PAGAMENTO

1) Acesse o aplicativo do seu Banco;

2) Selecione o método pagar com PIX;

3) Escaneie o QR code ou insira o código para pagamento;

4) Confira as informações e confirme o pagamento.

Para o 1° acesso ao serviço do SKY+ (Antigo DirectvGO).

1° Passo:

Acesse o site do SKY+ através do link: https://www.skymais.com.br/home

2° Passo:

Na tela inicial você deverá selecionar a opção “Já sou cliente”

3° Passo:

Você será redirecionado para essa aba, onde deverá selecionar a opção “Operadoras”

Após isso deverá localizar e selecionar a opção “Outros Parceiros”
 

Selecionar a opção “Outros Parceiros” você será redirecionado a tela de acesso.
Onde deverá preencher conforme o modelo abaixo:

Provedor: Escreva a três primeiras letras AGE e irá aparecer a opção “AGE Telecom”,
selecione-o como seu provedor.

Código do Assinante: Número do seu CPF sem pontos ou traços.

Senha: Número do seu CPF sem pontos ou traços.

Após clicar em “Entrar” você será redirecionado para a tela abaixo, onde deverá
realizar clicar na opção “Autorizar”.
 

Em seguida você deverá realizar um cadastro com um e-mail e senha pessoais para o
acesso ao serviço completo do SKY+.

1° Passo: 

Assim que seu plano for instalado, você vai receber um SMS. Abra a mensagem e localize o link para a ativação.

Caso você não receba esse sms entre em contato com nossa Central de atendimento.   Whatsapp  ou  Telefone 

2° Passo: 

Após abrir o link no navegador, cadastre o número de celular ou coloque o login se já possuir conta.

3° Passo:

Insira as informações solicitadas e clique em "CADASTRE-SE"

4° Passo: 

Insira o novo código recebido por SMS.

5 ° Passo: 

Selecionando "OUVIR AGORA" você será direcionado para a loja de aplicativos, se não o tiver baixado, caso já possua, será iniciado.

6 ° Passo: 

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, você pode selecionar os artistas que mais gosta para habilitar o FLOW ou já curtir as músicas que mais ama.

Realize seu login através do site: Portal assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

O Clube Age oferece descontos e vantagens exclusivos para os nossos clientes.
Cada parceiro tem uma mecânica própria para beneficiar nossos associados.

Em algumas lojas físicas, será necessário imprimir o cupom e apresentá-lo ao lojista no momento da compra ou a identificação no primeiro contato com o consultor comercial. 

1° Passo: 

Realizar seu login através do site: Portal do assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

2 º Passo: 

Selecione a opção HBO MAX

3° Passo:

Baixar o app na sua loja de aplicativos, aceite os termos de privacidade.

 HBO MAX 

HBO MAX - IOS

4 ° Passo: 

Termos aceitos, selecione o item do avatar para logar.

 

5 ° Passo: 

Selecione a opção “Entrar com provedor”.

6 ° Passo: 

Selecione a PlayHub. (Caso utilize IOS, clique em “Outros provedores de TV” que a opção playhub vai aparecer)

7 ° Passo: 

Insira login e senhas fornecidos pelo seu provedor. 

Login: AGE (Maiúsculo) + Número contrato do cliente + CPF (Sem ponto e sem traço) 

Senha:CPF (Sem ponto e sem traço)

8 ° Passo: 

Autorize o acesso da Playhub no HBO MAX.

9 ° Passo: 

Crie a sua conta com suas informações.