Instalação de fibra óptica: o que é e como funciona?

Instalação de fibra óptica: o que é e como funciona?

Instalação de fibra óptica: o que é e como funciona?

Com o uso da internet se tornando cada vez mais essencial no nosso cotidiano, sendo necessária para estudo, trabalho e lazer, a velocidade com que você consegue fazer simples atividades é uma das prioridades ao escolher a banda larga ideal para a sua residência e/ou empresa.

Por isso, a internet fibra óptica, com sua enorme capacidade de transmissão de dados a longas distâncias e alta velocidade, se tornou uma grande tendência na telecomunicação. Mas você sabe o que é a fibra óptica? Como funciona a sua instalação? Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre essa inovação! 

O que é fibra óptica?

Fonte: (Reprodução/Internet)

As fibras óticas são fios finos, flexíveis e transparentes. Em sua formação, há um núcleo transparente, com alto índice de refração de luz, sendo revestido por camadas plásticas também transparentes, porém, com um índice menor de refração. 

O fenômeno físico que ocorre dentro dos fios é chamado de reflexão interna total da luz, permitindo a propagação por longas distâncias e com perdas mínimas em sua intensidade.

Outro fenômeno que ocorre é a multiplexação, que permite que mais informações sejam transmitidas simultaneamente ao longo de uma única fibra óptica. Esse é um dos grandes diferenciais em relação aos cabos convencionais, que não conseguem transmitir dados de internet diferentes de forma simultânea. 

Para além do uso da internet, que é o nosso tema, a fibra óptica também é utilizada para obter imagens de lugares de difícil acesso e para a criação de diferentes sensores de calor, por exemplo.

Assim, a fibra óptica é uma tecnologia capaz de suportar grandes distâncias, com Wi Fi que impede interferências eletromagnéticas. 

Principais vantagens

  • Velocidade: a internet com fibra óptica consegue ser 4.000 vezes mais rápida do que a com cabeamento comum. Isso mesmo, enquanto a maior parte dos cabos de fibra óptica usados no mundo é capaz de transmitir 40 Gbit/s,  o cabeamento de cobre, utilizado nas antigas instalações de banda larga, permite uma velocidade média de 10 Mbps.
  • Resistência à interferência: a propagação da luz no interior desses materiais não sofre interferência por ondas eletromagnéticas externas, deixando a sua internet muito mais estável. 
  • Vida útil: embora sejam cabos sensíveis, a vida útil do mesmo com os cuidados necessários pode ser de até 100 anos! 
  • Espaço: em relação a sua taxa de transferência de dados, os cabos de fibra óptica ocupam menos espaço. 
  • Economia: por causarem pouco desgaste, os cabos de fibra óptica podem ser utilizados em transmissores de menor potência, o que resulta em economia.
  • Segurança: outra grande vantagem é não demandar transmissão de eletricidade através dos fios, evitando assim incêndios por curtos circuitos. Além disso, é um cabo extremamente resistente a mudanças climáticas.
  • Maior facilidade de instalação: os cabos de fibra óptica são considerados os mais fáceis de transportar e manipular, o que torna a sua instalação menos complexa.

 

Por que ter internet fibra óptica? 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Todas as vantagens listadas acima interferem diretamente no uso da fibra óptica para dados de internet, sendo a melhor opção caso você queira uma conexão rápida e estável, mesmo com longas distâncias. Isso quer dizer que sua transmissão nunca será afetada por outras redes ou pela distância entre a central de fornecimento. 

O alto desempenho da tecnologia, no entanto, depende de uma boa instalação da rede. Como a transmissão de dados é feita pela reflexão da luz, qualquer dobramento ou curvas bruscas no cabeamento irão prejudicar a sua internet. 

Como é feita a instalação?

Assim como as redes convencionais, ao escolher um plano de fibra óptica é necessário esperar que a provedora envie um profissional equipado para conectar o ponto de distribuição ao modem que disponibilizará a internet. 

Diferente dos demais materiais, o cliente não precisa se preocupar com a área do fio que ficará exposta, devido a sua resistência por mudanças climáticas. No entanto, para obter a melhor qualidade do sinal, não é permitido passar o cabo de fibra em materiais capazes de danificá-lo, como esgoto ou calhas.

No dia marcado, o operador irá ao local de instalação com  kits modem e roteador ou aparelhos com as duas funções integradas. Caso a área de cobertura seja grande, é recomendável investir em outros aparelhos que irão ajudar na distribuição inteligente.

Escolha uma operadora de confiança

É notável que a fibra óptica viabiliza a universalização da tecnologia de ponta na internet, iniciando a oferta dos serviços nas áreas mais carentes. 

Mas, para que a qualidade da conexão seja mesmo satisfatória, é necessário saber se os produtos entregues pela operadora são de qualidade, se há a estrutura para atender às demandas de sua empresa, se o preço é competitivo no mercado e, principalmente, se todas as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são realizadas com rigor. 

A Age tem um sistema robusto e altamente confiável, surgindo do grupo econômico Rialma, que é sucesso em implantar projetos na área de energia hidráulica, eólica e transmissão de energia no Centro-Oeste. 

Entre em contato conosco e acelere a sua navegação, em casa ou na empresa. Clique aqui e saiba mais!

 

Perguntas frequentes

Dúvidas? A Age responde!

É a forma que você recebe informações. Exemplo: tempo de carregamento quando acessa um site, baixar anexos de e-mail, fotos ou vídeos.

O suporte da Age é super rápido: geralmente o atendimento é feito no mesmo dia ou conta com o prazo máximo de 48h.

A fibra óptica é literalmente um fio feito de vidro, com espessura menor do que um fio de cabelo. Por dentro da fibra o sinal trafega através de luz (laser). Isto garante uma transmissão com alta qualidade e estabilidade, pois a luz é totalmente imune a interferências.

De forma complementar ao download, o upload é como você envia as informações. Exemplo: postar uma foto ou vídeo, envio de mensagem ou arquivo.

Compartilhar a internet pode ter o benefício de dividir os custos; porém há contrapartidas graves. Além da lentidão que sua internet possa ter, tal compartilhamento poderá te dar dores de cabeça no futuro, como por exemplo a segurança de informações em rede.

O roteador deve estar em uma área central de sua casa e, de preferência, em um local mais alto. Isso porque o sinal é melhor distribuído desta forma, evitando pontos sem Wi-Fi ou quedas constantes.

A instalação pode ser agendada no mesmo dia de aprovação do pedido. De segunda a sexta, das 8h às 18h.