Roteador Dual Band: Guia completo para melhorar sua conexão

Roteador Dual Band: Guia completo para melhorar sua conexão

Roteador Dual Band: Guia completo para melhorar sua conexão

Os modelos de roteadores dual band são o que há de mais moderno no que diz respeito à conexão com a internet. Afinal, quem não quer navegar em uma rede segura e estável e com garantia de qualidade?

Um roteador dual band é capaz de operar em duas frequências diferentes. Por isso, permite opções distintas que podem melhorar a qualidade de uma conexão. 

Neste artigo, nossa equipe reuniu todas as informações a respeito do roteador dual band. Confira tudo que você precisa saber para ter uma conexão de qualidade e segura. Boa leitura!

O que é um roteador dual band?

Roteadores sem fio transmitem sinais para dispositivos conectados por meio de ondas invisíveis. A frequência de tais ondas é medida em Hertz, semelhante às transmissões de rádio. 

A maioria dos roteadores mais antigos tem apenas uma frequência, 2,4 Ghz. Isso pode gerar muito tráfego com outros dispositivos domésticos ou até com outras redes da região. 

No entanto, os roteadores de banda dupla têm uma nova frequência de operação: 5Ghz. Possui características diferentes de 2,4 Ghz e deve ser utilizado em diversas situações, permitindo a versatilidade na forma de utilização das conexões. 

Quais as vantagens de um roteador dual band?

Um roteador em cima de uma mesa.

Ao oferecer duas frequências diferentes, um roteador de banda dupla permite que você escolha entre uma conexão de 2,4 Ghz ou 5 Ghz. 

Com isso, o estrangulamento da conexão fica mais difícil, pois um deles oferece melhor alcance e até permite que você tenha uma boa internet longe do roteador, e o outro exige velocidades maiores para você aproveitar com a operadora.

Um roteador de banda dupla também reduz o tráfego de ondas porque possui frequências diferentes. Portanto, redes diferentes interferem menos entre si. 

Até os roteadores de banda dupla já são acessíveis: pouca diferença dos modelos comuns que ainda existem.

O que caracteriza as redes 2,4 Ghz e 5 Ghz?

Ao olhar para os números, temos a ilusão de que 5 Ghz é melhor que 2,4 Ghz. Em alguns aspectos, sim, mas em outros, não. 

 

  • Frequência 2,4 Ghz: Mais usado até nos dias de hoje. Tem a vantagem de longo alcance, superior a 5 Ghz. No entanto, é mais lento e sofre mais interferências. 

  • Frequência 5 Ghz: A maior diferença é a excelente velocidade. Ela é capaz de entregar o contrato com o plano de internet quase exatamente. No entanto, o alcance não é o melhor.

O roteador dual band pode melhorar o sinal da internet?

Você está tendo problemas com seu sinal de internet em casa ou no trabalho e se pergunta se um roteador de banda dupla pode melhorá-lo? A resposta é sim.

A frequência de 5Ghz permite obter velocidades mais rápidas. Ao permitir conexões na frequência de 5 Ghz, os roteadores de banda dupla oferecem um aumento notável na velocidade.

No entanto, você pode testar outros problemas antes de fazer a troca. O seu roteador está perto o suficiente do dispositivo que você usa para acessar a Internet? A configuração de rede está correta?

Lembre-se, um roteador de banda dupla não fará milagres: você precisa configurá-lo corretamente. Se houver muitos obstáculos entre ele e o dispositivo, se a distância for exagerada ou houver muita interferência, a velocidade de entrega ainda é decepcionante.

Roteador dual band ou roteador tri-band?

Uma segunda alternativa moderna de roteador disponível no mercado se trata do roteador tri-band. No entanto, não se engane, ele também opera com apenas as frequências 2,4 Ghz e 5 Ghz. O que difere, então, é que são dois canais para a segunda.

O roteador tri-band faz sentido apenas para usuários que conectam múltiplos dispositivos no mesmo roteador. A alternativa de possuir três canais diferentes reduz consideravelmente o congestionamento.

Para uso em casa, no entanto, não há a necessidade de um aparelho tri-band. O dual band já oferece o que é necessário.

O que saber sobre roteador dual band?

Se você já tomou a decisão de comprar um roteador dual band, é hora de conhecer critérios técnicos que te ajudam a escolher o melhor modelo possível. Falaremos sobre alguns dos mais importantes:

 

  • Compatibilidade

  • Segurança

  • Facilidade de configuração

 

Compatibilidade

Você sabe com quais frequências os dispositivos com os quais costuma acessar a internet são compatíveis?

Não adianta comprar um roteador dual band se o seu computador ou smartphone é compatível apenas com a frequência 2,4 Ghz. Na prática, você continuará acessando a internet da mesma maneira e continuará com limitações de velocidade.

Segurança

A qualidade da segurança da rede depende diretamente das configurações do roteador. Deve oferecer opções de criptografia satisfatórias, ter mecanismos de monitoramento de rede, fornecer filtros e suporte a VPN. 

Outro recurso interessante é a capacidade de bloquear dispositivos estranhos. Se o seu roteador fornecer, você ficará mais à vontade com possíveis roubos cibernéticos por terceiros. 

Preste atenção no protocolo de segurança utilizado pelo roteador: IPV6 é o mais moderno da atualidade.

Facilidade de configuração

Nem todo mundo consegue lidar com roteadores de forma fácil. A configuração e a manutenção podem ser complicadas sem um guia para ajudá-lo a entender os requisitos de cada etapa.

Alguns roteadores podem ser configurados por meio de um aplicativo que pode ser baixado em um computador ou smartphone. 

Normalmente, eles são orientados e de fácil uso, muito melhores do que os modelos que necessitam de acesso a um endereço na internet para que possam ser configurados da forma correta.

Portanto, escolha um roteador que tenha aplicativo próprio para configuração! Entre em contato com a Age Telecom e saiba mais!

Perguntas frequentes

Dúvidas? A Age responde!

É a forma que você recebe informações. Exemplo: tempo de carregamento quando acessa um site, baixar anexos de e-mail, fotos ou vídeos.

O suporte da Age é super rápido: geralmente o atendimento é feito no mesmo dia ou conta com o prazo máximo de 48h.

A fibra óptica é literalmente um fio feito de vidro, com espessura menor do que um fio de cabelo. Por dentro da fibra o sinal trafega através de luz (laser). Isto garante uma transmissão com alta qualidade e estabilidade, pois a luz é totalmente imune a interferências.

De forma complementar ao download, o upload é como você envia as informações. Exemplo: postar uma foto ou vídeo, envio de mensagem ou arquivo.

Compartilhar a internet pode ter o benefício de dividir os custos; porém há contrapartidas graves. Além da lentidão que sua internet possa ter, tal compartilhamento poderá te dar dores de cabeça no futuro, como por exemplo a segurança de informações em rede.

O roteador deve estar em uma área central de sua casa e, de preferência, em um local mais alto. Isso porque o sinal é melhor distribuído desta forma, evitando pontos sem Wi-Fi ou quedas constantes.

A instalação pode ser agendada no mesmo dia de aprovação do pedido. De segunda a sexta, das 8h às 18h.