Roteador Dual Band: Guia completo para melhorar sua conexão

Roteador Dual Band: Guia completo para melhorar sua conexão

Roteador Dual Band: Guia completo para melhorar sua conexão

Os modelos de roteadores dual band são o que há de mais moderno no que diz respeito à conexão com a internet. Afinal, quem não quer navegar em uma rede segura e estável e com garantia de qualidade?

Um roteador dual band é capaz de operar em duas frequências diferentes. Por isso, permite opções distintas que podem melhorar a qualidade de uma conexão. 

Neste artigo, nossa equipe reuniu todas as informações a respeito do roteador dual band. Confira tudo que você precisa saber para ter uma conexão de qualidade e segura. Boa leitura!

O que é um roteador dual band?

Roteadores sem fio transmitem sinais para dispositivos conectados por meio de ondas invisíveis. A frequência de tais ondas é medida em Hertz, semelhante às transmissões de rádio. 

A maioria dos roteadores mais antigos tem apenas uma frequência, 2,4 Ghz. Isso pode gerar muito tráfego com outros dispositivos domésticos ou até com outras redes da região. 

No entanto, os roteadores de banda dupla têm uma nova frequência de operação: 5Ghz. Possui características diferentes de 2,4 Ghz e deve ser utilizado em diversas situações, permitindo a versatilidade na forma de utilização das conexões. 

Quais as vantagens de um roteador dual band?

Um roteador em cima de uma mesa.

Ao oferecer duas frequências diferentes, um roteador de banda dupla permite que você escolha entre uma conexão de 2,4 Ghz ou 5 Ghz. 

Com isso, o estrangulamento da conexão fica mais difícil, pois um deles oferece melhor alcance e até permite que você tenha uma boa internet longe do roteador, e o outro exige velocidades maiores para você aproveitar com a operadora.

Um roteador de banda dupla também reduz o tráfego de ondas porque possui frequências diferentes. Portanto, redes diferentes interferem menos entre si. 

Até os roteadores de banda dupla já são acessíveis: pouca diferença dos modelos comuns que ainda existem.

O que caracteriza as redes 2,4 Ghz e 5 Ghz?

Ao olhar para os números, temos a ilusão de que 5 Ghz é melhor que 2,4 Ghz. Em alguns aspectos, sim, mas em outros, não. 

 

  • Frequência 2,4 Ghz: Mais usado até nos dias de hoje. Tem a vantagem de longo alcance, superior a 5 Ghz. No entanto, é mais lento e sofre mais interferências. 

  • Frequência 5 Ghz: A maior diferença é a excelente velocidade. Ela é capaz de entregar o contrato com o plano de internet quase exatamente. No entanto, o alcance não é o melhor.

O roteador dual band pode melhorar o sinal da internet?

Você está tendo problemas com seu sinal de internet em casa ou no trabalho e se pergunta se um roteador de banda dupla pode melhorá-lo? A resposta é sim.

A frequência de 5Ghz permite obter velocidades mais rápidas. Ao permitir conexões na frequência de 5 Ghz, os roteadores de banda dupla oferecem um aumento notável na velocidade.

No entanto, você pode testar outros problemas antes de fazer a troca. O seu roteador está perto o suficiente do dispositivo que você usa para acessar a Internet? A configuração de rede está correta?

Lembre-se, um roteador de banda dupla não fará milagres: você precisa configurá-lo corretamente. Se houver muitos obstáculos entre ele e o dispositivo, se a distância for exagerada ou houver muita interferência, a velocidade de entrega ainda é decepcionante.

Roteador dual band ou roteador tri-band?

Uma segunda alternativa moderna de roteador disponível no mercado se trata do roteador tri-band. No entanto, não se engane, ele também opera com apenas as frequências 2,4 Ghz e 5 Ghz. O que difere, então, é que são dois canais para a segunda.

O roteador tri-band faz sentido apenas para usuários que conectam múltiplos dispositivos no mesmo roteador. A alternativa de possuir três canais diferentes reduz consideravelmente o congestionamento.

Para uso em casa, no entanto, não há a necessidade de um aparelho tri-band. O dual band já oferece o que é necessário.

O que saber sobre roteador dual band?

Se você já tomou a decisão de comprar um roteador dual band, é hora de conhecer critérios técnicos que te ajudam a escolher o melhor modelo possível. Falaremos sobre alguns dos mais importantes:

 

  • Compatibilidade

  • Segurança

  • Facilidade de configuração

 

Compatibilidade

Você sabe com quais frequências os dispositivos com os quais costuma acessar a internet são compatíveis?

Não adianta comprar um roteador dual band se o seu computador ou smartphone é compatível apenas com a frequência 2,4 Ghz. Na prática, você continuará acessando a internet da mesma maneira e continuará com limitações de velocidade.

Segurança

A qualidade da segurança da rede depende diretamente das configurações do roteador. Deve oferecer opções de criptografia satisfatórias, ter mecanismos de monitoramento de rede, fornecer filtros e suporte a VPN. 

Outro recurso interessante é a capacidade de bloquear dispositivos estranhos. Se o seu roteador fornecer, você ficará mais à vontade com possíveis roubos cibernéticos por terceiros. 

Preste atenção no protocolo de segurança utilizado pelo roteador: IPV6 é o mais moderno da atualidade.

Facilidade de configuração

Nem todo mundo consegue lidar com roteadores de forma fácil. A configuração e a manutenção podem ser complicadas sem um guia para ajudá-lo a entender os requisitos de cada etapa.

Alguns roteadores podem ser configurados por meio de um aplicativo que pode ser baixado em um computador ou smartphone. 

Normalmente, eles são orientados e de fácil uso, muito melhores do que os modelos que necessitam de acesso a um endereço na internet para que possam ser configurados da forma correta.

Portanto, escolha um roteador que tenha aplicativo próprio para configuração! Entre em contato com a Age Telecom e saiba mais!

Perguntas Frequentes

A Age está aqui para te ajudar!

1. Certifique se os cabos estão devidamente conectados ao modem;

2. Verifique se o modem está bem conectado a tomada, é sempre bom testar também em outra tomada, pois a que ele está conectada atualmente, pode estar com algum problema de energia;

3. Após checar se está tudo conectado corretamente, observe se as luzes POWER, LINK, AUTH, INTERNET, WLAN2.4G e WLAN5G estão acesas;

4. Se no passo anterior alguma das luzes estiverem apagadas , reinicie o modem da tomada e aguarde o prazo de 10 segundos para conectar novamente.

Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 Whatsapp  ou  Telefone 

1 º Passo: Verifique atrás do seu modem o link com as iniciais https:// 

Copie esse link e cole no seu navegador e aperte ENTER.

2 º Passo 

Após fazer isso em seu navegador aparecerá uma tela pedindo o Username e Password , você consegue localizar o acesso atrás do seu modem em usuário e senha, logo abaixo do https://.

Clique em Login

 

 

3 ° Passo:

Após clicar em Login você já terá acesso ao seu equipamento, clique em Network em seguida irá aparecer duas opções abaixo Wireless(2.4GHz) e Wireless(5GHz).

4 º Passo:

Em SSID Configuration coloque nos campos abaixo nome da rede e senha de sua preferência.


SSID NAME: NOME DA REDE

WPA Key: Senha

 
Obs: A Senha precisa ter no mínimo 8 caracteres.

Após realizar o processo clique em SAVE no final da página .

O mesmo processo acima deve ser efetuado no Wireless (5GHz).

 

Caso não consiga realizar esse procedimento entre em contato com nossa central.

Whatsapp  ou  Telefone

1 º Passo: 

Entre no nosso portal: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, na área “minhas faturas” clique em “ver todas as faturas".
 

 

3 º Passo: Em "Status" procure por pagamento pendente, e depois clique no ícone de baixar. 
 

Após baixar, você já consegue visualizar.

1° Passo:

Baixe o APP  na sua loja de aplicativos:

Android

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

2º Passo: 

Após entrar, clique na área “financeiro”

3 ° Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar.

4 ° Passo: 

 Em seguida vai aparecer seu contrato e a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. 

Clique em visualizar para conseguir baixar sua fatura.

5 ° Passo:

Após isso clique em "baixar sua fatura."

Pronto sua fatura será baixada em PDF!

1 º Passo:

Clique para ser redirecionado ao portal do cliente

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em "ver todas as faturas".

3 º Passo: 

Localize a fatura com pagamento pendente e no fim da linha selecione o ícone do cifrão ($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.  Escolha “pagamento com cartão”

4 º Passo: 

Logo após selecione o tipo de cartão e informe os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x.

Pelo aplicativo:

1 º Passo: 

Baixe o APP no celular na sua loja de aplicativos:

App 

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

 Após Entrar, clique na área “financeiro”

2 º Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar a fatura.

3 º Passo: 

Em seguida vai aparecer seu contrato, a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. Clique em “efetuar pagamento” para selecionar a forma de pagamento.

4 º Passo:

Após isso selecione a opção “cartão de crédito”. Logo após você seleciona o tipo de cartão, e informa os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x no cartão.

5 º Passo:

Confirme para efetuar o pagamento.

1º Passo: 

Clique para ser redirecionado ao nosso: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em Entrar

2º Passo: 

Assim que acessar a área do cliente, clique em (Recorrência no Cartão) 

3 º Passo: 

Após isso clique na opção “adicionar cartão”

4 º Passo: 

Feito isso, cadastre seu o cartão, preenchendo todos os dados corretamente e selecione a opção “Adicionar Cartão”

Assim o valor será debitado todo mês automaticamente. 

E você ganha R$10,00 de desconto de bom pagador. Legal né?

1 º Passo:

Selecione para ser redirecionado a página do Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR
 

2 º Passo:

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em “ver todas as faturas", Lá você consegue escolher sua forma de pagamento.

3 º Passo:

Localize a fatura que está pendente de pagamento, e no fim da linha selecione o ícone do cifrão($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.

4 º Passo:

Escolha “pagamento com pix” 

5 º Passo:

PARA EFETUAR O PAGAMENTO

1) Acesse o aplicativo do seu Banco;

2) Selecione o método pagar com PIX;

3) Escaneie o QR code ou insira o código para pagamento;

4) Confira as informações e confirme o pagamento.

1 ° Passo: 

Clica no Link: Directv Go

2 ° Passo: 

Ao acessar o portal do assinante clique na opção “Entrar com operadora”

  3 ° Passo:

 Escolher a opção “PLAYHUB”

4° Passo: 

Selecione seu Provedor: AGE TELECOM 

5° Passo: 

Usuário: NÚMERO DO CONTRATO + CPF (Sem ponto ou traço) Senha: CPF (Sem ponto ou traço)

Pronto! Agora você tem acesso aos canais de TV ao vivo além de streaming para curtir quando e onde quiser!

1° Passo: 

Assim que seu plano for instalado, você vai receber um SMS. Abra a mensagem e localize o link para a ativação.

Caso você não receba esse sms entre em contato com nossa Central de atendimento.   Whatsapp  ou  Telefone 

2° Passo: 

Após abrir o link no navegador, cadastre o número de celular ou coloque o login se já possuir conta.

3° Passo:

Insira as informações solicitadas e clique em "CADASTRE-SE"

4° Passo: 

Insira o novo código recebido por SMS.

5 ° Passo: 

Selecionando "OUVIR AGORA" você será direcionado para a loja de aplicativos, se não o tiver baixado, caso já possua, será iniciado.

6 ° Passo: 

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, você pode selecionar os artistas que mais gosta para habilitar o FLOW ou já curtir as músicas que mais ama.

Realize seu login através do site: Portal assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

O Clube Age oferece descontos e vantagens exclusivos para os nossos clientes.
Cada parceiro tem uma mecânica própria para beneficiar nossos associados.

Em algumas lojas físicas, será necessário imprimir o cupom e apresentá-lo ao lojista no momento da compra ou a identificação no primeiro contato com o consultor comercial. 

1° Passo: 

Realizar seu login através do site: Portal do assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

2 º Passo: 

Selecione a opção HBO MAX

3° Passo:

Baixar o app na sua loja de aplicativos, aceite os termos de privacidade.

 HBO MAX 

HBO MAX - IOS

4 ° Passo: 

Termos aceitos, selecione o item do avatar para logar.

 

5 ° Passo: 

Selecione a opção “Entrar com provedor”.

6 ° Passo: 

Selecione a PlayHub. (Caso utilize IOS, clique em “Outros provedores de TV” que a opção playhub vai aparecer)

7 ° Passo: 

Insira login e senhas fornecidos pelo seu provedor. 

Login: AGE (Maiúsculo) + Número contrato do cliente + CPF (Sem ponto e sem traço) 

Senha:CPF (Sem ponto e sem traço)

8 ° Passo: 

Autorize o acesso da Playhub no HBO MAX.

9 ° Passo: 

Crie a sua conta com suas informações.