Casa inteligente: saiba como funciona essa tecnologia

Casa inteligente: saiba como funciona essa tecnologia

Casa inteligente: saiba como funciona essa tecnologia

A ideia de casa inteligente se tornou muito popular, porém para a maioria das pessoas o conceito pode parecer distante. Neste artigo vamos mostrar como funciona a automação residencial e como esses recursos podem estar mais próximos de você.

 

Segundo o relatório de 2018 sobre o futuro do campo da internet das coisas, elaborado pelo BNDES, Banco Nacional do Desenvolvimento, até 2025 o impacto desta tecnologia em âmbito mundial será maior que o da internet móvel, robótica avançada e as tecnologias de nuvem (cloud).

 

Ter uma casa inteligente que possa ser controlada por um dispositivo móvel em alguns cliques, é o sonho de muitas pessoas que vivem dias corridos e desejam poupar tempo na execução de diversas das rotinas do cotidiano doméstico.

 

Isso é bem mais simples do que você imagina. Há diversas já disponíveis para iniciar a automação de processos e tornar sua casa mais inteligente, veja quais são e como dar o primeiro passo neste artigo, acompanhe.

 

Casa inteligente: Como funciona a automação residencial

 

A automação residencial funciona como um processo de integração entre diversos dispositivos que trabalham para tornar as atividades de rotina de uma residência automáticas e integradas via internet.

 

Ou seja, visa facilitar o cotidiano dos moradores, proporcionando a eles o poder de executar ações como ligar as luzes, regular o ar condicionado, conectar Smart TVs ou programar fechaduras através dos seus dispositivos móveis.

 

Tudo isso através de uma boa conexão e dispositivos modernos que estão cada vez mais populares e inteligentes.

 

Uma das tecnologias envolvidas nessa mudança de dinâmica doméstica é a internet das coisas, que você pode conhecer melhor lendo este artigo.

 

Toda essa nova tecnologia de automação residencial visa personalizar a experiência do morador e tornar a sua casa adaptada aos seus hábitos e modo de vida.

 

Tudo isso é possível através de aplicativos próprios dos aparelhos disponibilizados pelas fabricantes ou através de um projeto de unificação feito com um sistema integrado. 

 

Casa inteligente: Quais as tecnologias você pode utilizar 

 

A tecnologia utilizada nas casas inteligentes está cada vez mais acessível. Para quem deseja começar entrar nesse fluxo de mudança, apresentamos a seguir 7 exemplos de tecnologias que podem ser implementadas para tornar  a sua casa mais inteligente.

 

Ar condicionado com aplicativo

 

O ar condicionado pode ser controlado por assistentes de voz, aplicativos no celular, em casa ou remotamente, existem diversos aparelhos no mercado com tecnologias de controle, mas as mais interessantes são exatamente as que permitem o controle dos comandos do aparelho por aplicativo e até por assistente de voz.

 

Isso garante controle da temperatura da casa mesmo quando você está ausente, uma ótima opção para quem possui animais de estimação ou só deseja que a casa esteja climatizada após um dia cansativo de trabalho. 

 

Geladeiras inteligentes

 

O conceito de geladeira inteligente é um dos mais cobiçados, isso porque além de te avisar de diversos processos como degelo e porta entreaberta, alguns modelos podem inclusive te auxiliar na hora de fazer a lista de compras e verificar a condição de certos alimentos. 

 

Tudo isso com telas touchscreen e aplicativos de celular ou conectando ao assistente de voz da sua casa.

 

Assistentes de voz

O mais popular recurso para adicionar em uma casa inteligente, com diversos modelos no mercado com Alexa, Google home e a Siri da Apple.

 

Este recurso pode ser um assistente residencial completo conectado aos outros dispositivos inteligentes, ajudando você a fazer escolhas durante o dia e inclusive ambientando a residência.

 

Lâmpadas inteligentes 

 

O conceito de iluminação inteligente é conhecido há algum tempo, com os sensores de presença, por exemplo, que já são inclusive bastante difundidos.

 

Mas atualmente as lâmpadas podem inclusive, serem programadas para mudarem conforme o seu humor ou horário do dia, com mudança de temperatura de cor, ajudando a melhorar a sua qualidade de sono ou trabalho.

 

Fechaduras automáticas

 

As fechaduras com trancas acessadas por senha, digital e até scanner facial já são uma tendência consolidada.

 

Mas, além disso, há também as que podem ser travadas e destravadas por móbile, que avisam caso haja tentativa de abertura forçada, e podem ser programadas para trancar a casa em um certo horário.

 

Câmeras sem fio

 

O recurso de câmeras de segurança é muito utilizado e com certeza um dos primeiros que vem à mente quando falamos de casas inteligentes.

 

Hoje você pode instalar câmeras sem fio e com sensores de movimento que enviam imagens diretamente para o seu celular sem necessitar de instalações complexas.

 

Aspiradores de pó automáticos

 

Os aspiradores de pó que funcionam automaticamente e possuem sensores de localização são um recurso que também torna a casa mais autônoma e inteligente.

 

Alguns modelos mais modernos também podem ser conectados a Wi-fi ou bluetooth ao seu Smartphone, ou assistente de voz e através deles você pode verificar o trabalho e o status da limpeza.

 

As vantagens de investir nessa inovação 

 

Potencializar o seu tempo em casa é um dos principais motivos da automação residencial. Ter uma casa inteligente garante para você e sua família mais tempo de qualidade sem se preocupar com a rotina e com o conforto.

 

Controlar diversos aspectos da sua casa através de assistente de voz ou aplicativos móbile entrega uma casa climatizada, um ambiente aconchegante e limpo além de  outras diversas  facilidades que antes dependiam do seu tempo.

 

Isso se aplica também às empresas, já que o uso de recursos de automação melhora o fluxo de trabalho e otimiza o tempo dos seus colaboradores.

 

Por que a internet das coisas é uma revolução tecnológica?

A revolução tecnológica que a internet traz para a sociedade vai muito além da comodidade de uma casa inteligente.

 

Segundo o relatório BNDES, a internet das coisas vai impactar diversos aspectos da vida e da economia como:

 

  • Redução de desperdício de recursos, como alimentos e insumos industriais;

  • otimização de tempo e processos do dia a dia;

  • consumo eficaz dos recursos energéticos;

  • maior coleta de dados para aperfeiçoamento;

  • em médio e longo prazo, com a popularização da tecnologia, redução de custos tanto residenciais quanto empresariais.

 

Isso configura uma mudança nos parâmetros sociais e em poucos anos vai estar integrada ao ambiente social, modificando o modo de vida de todas as pessoas de maneira direta ou indireta.

 

Para que todos esses recursos e melhorias vindos com a chegada da internet das coisas e das casas inteligentes sejam implantados de maneira natural na sua vida, o primeiro passo que você precisa dar é escolher a melhor conexão de internet.

 

Atualmente a melhor escolha de conexão para internet é a fibra ótica, por ser estável e entregar a maior qualidade de banda, permitindo conectar diversos dispositivos e ainda disponibilizar Wi-fi.

 

Porém, para que tal internet possa ser a solução para a sua casa é necessário escolher um provedor que ateste sua competência em fornecer a conexão e demais recursos para que o uso de internet na sua casa não cause transtornos.

 

Ou seja, a internet fibra ótica da sua casa inteligente tem que ser um recurso natural como a energia, água e outros serviços básicos do dia a dia.

 

Escolha a melhor fibra ótica, vem para Age e comece agora a revolucionar o seu dia a dia, dê o primeiro passo para ter uma casa inteligente, entre em contato conosco e descubra como!

Perguntas frequentes

Dúvidas? A Age responde!

É a forma que você recebe informações. Exemplo: tempo de carregamento quando acessa um site, baixar anexos de e-mail, fotos ou vídeos.

O suporte da Age é super rápido: geralmente o atendimento é feito no mesmo dia ou conta com o prazo máximo de 48h.

A fibra óptica é literalmente um fio feito de vidro, com espessura menor do que um fio de cabelo. Por dentro da fibra o sinal trafega através de luz (laser). Isto garante uma transmissão com alta qualidade e estabilidade, pois a luz é totalmente imune a interferências.

De forma complementar ao download, o upload é como você envia as informações. Exemplo: postar uma foto ou vídeo, envio de mensagem ou arquivo.

Compartilhar a internet pode ter o benefício de dividir os custos; porém há contrapartidas graves. Além da lentidão que sua internet possa ter, tal compartilhamento poderá te dar dores de cabeça no futuro, como por exemplo a segurança de informações em rede.

O roteador deve estar em uma área central de sua casa e, de preferência, em um local mais alto. Isso porque o sinal é melhor distribuído desta forma, evitando pontos sem Wi-Fi ou quedas constantes.

A instalação pode ser agendada no mesmo dia de aprovação do pedido. De segunda a sexta, das 8h às 18h.