Metaverso: Saiba O Que É e Como Funciona

Metaverso: Saiba O Que É e Como Funciona

Metaverso: Saiba O Que É e Como Funciona

O Metaverso foi anunciado por Mark Zuckerberg, no mesmo dia em que a empresa Facebook passou a se chamar Meta. De acordo com o CEO da empresa, o Metaverso representa uma nova fase da tecnologia.

O que se destacou no anúncio do Metaverso foi, sobretudo, a possibilidade de conviver em um universo de realidade virtual, onde será possível jogar, interagir, se exercitar, estudar, realizar reuniões, ir a shows e eventos e outras atividades.

Neste blog, vamos te explicar tudo sobre o que já se sabe sobre o Metaverso, como o seu conceito, as principais tecnologias utilizadas e como elas funcionarão. Boa leitura!

O que é o Metaverso?

Mark Zuckerberg apresentando o Metaverso com o seu avatar.

Fonte: (Reprodução/Internet).

O Metaverso é um conceito abordado primeiramente por Neal Stephenson, um escritor norte-americano que se destaca em textos de ficção científica e cyberpunk. 

De acordo com a literatura de Stephenson, o termo "Metaverso", que foi levantado em 1992 no romance Snow Crash, se refere a uma realidade virtual que vem após a internet.

O Metaverso apresentado por Zuckerberg segue esse conceito apresentado inicialmente. Basicamente, trata-se de uma realidade virtual 3D, onde várias pessoas podem se encontrar em um universo digital.

Além disso, esse espaço virtual deve possibilitar que o comércio seja realizado através de moedas digitais e NFT's. Ainda, shows, eventos e reuniões poderão acontecer dentro disso.

Dessa maneira, o Metaverso seria a junção do mundo físico com o virtual.

Em um exemplo prático, as pessoas poderão se convidar para jogar uma partida de basquete online e se encontrarão em uma quadra que só existe em um universo virtual.

Outro exemplo é que será possível convidar os seus amigos para assistir um show, em uma experiência de imersão profunda, mas apenas dentro de casa.

Acredita-se que, em termos de análise de mercado, Zuckerberg aproveitou uma tendência de mercado que a pandemia gerou. Os negócios que têm grandes chances de dar certo estão se adequando à praticidade de fazer tudo de casa e ainda unir pessoas.

Como o Metaverso funciona?

Sala de Encontro no Metaverso.

Fonte: (Reprodução/Internet).

O Metaverso deve funcionar a partir da integração de diversas plataformas desenvolvidas por diversas empresas – e não por apenas o antigo Facebook. Dessa forma, as empresas disponibilizarão diversos espaços para apenas um tipo de tecnologia: o Metaverso.

Inclusive, por isso, podemos concluir que o Metaverso não é uma condição derivada exclusivamente da mente de Zuckerberg, mas é um projeto que já estava em desenvolvimento por muitos.

A partir de avatares, as pessoas assumirão a identidade que preferirem nesse universo. Além disso, serão necessários alguns dispositivos para que haja uma imersão realmente significativa.

O projeto criado pelo Meta já definiu alguns dos principais focos do Metaverso. Confira abaixo:

Realidade virtual

O principal foco será inserir os usuários em uma realidade virtual muito dinâmica. O universo do Metaverso é totalmente 3D, e o desafio é comportar todos os usuários em todos os cenários.

Um produto já está sendo produzido para essa finalidade: o Quest 2. O aparelho consiste em um óculos de realidade virtual, alguns sensores de movimento e um headset bastante potente.

Realidade aumentada

A ideia do Metaverso é unir a realidade aumentada com a realidade virtual. A realidade aumentada seria implementada a partir de uma maior exploração do 2D com o 3D. 

Por enquanto, isso acontece através de efeitos bem parecidos com o que já é feito no Instagram ou com o Pokémon GO. A principal aposta do Meta nesse sentido é o software Spark AR.

Óculos inteligentes

Os óculos inteligentes são diferentes dos óculos de realidade virtual. Eles, em resumo, são tecnologias que são mais vestíveis no dia-a-dia. Esses apetrechos devem permitir a captação de áudio e vídeo. De acordo com o Meta, eles são a porta de entrada para o Metaverso.

No mercado, a principal opção já existe: o Ray-Ban Stories. Eles gravam vídeos, áudios, emitem sons e ainda permitem o compartilhamento de conteúdo.

Metaverso x Criptomoedas x NFT: qual é a relação entre eles?

Avatares do Metaverso comprando NFTs com criptomoedas.

Fonte: (Reprodução/Internet).

A tecnologia blockchain tornou possível a circulação de criptomoedas, as moedas digitais como a BitCoin, e os NFT, que são tokens não-fungíveis.

Dentro do Metaverso, o plano é que sejam possíveis compras através das moedas digitais e aquisição dos NFT's, que são bens que não se desgastam e que não podem ser substituídos.

No vídeo de anúncio do Meta, as imagens mostram alguns avatares adquirindo roupas para os seus avatares em NFT, através de criptomoedas.

Caso essa integração se concretize, o Metaverso terá ainda mais chances de se firmar como um novo passo da evolução do mundo digital.

Quando o metaverso começa a ser aplicado?

Pode-se afirmar que o Metaverso já começou. O antigo Facebook realizou esse marco quando anunciou a tecnologia, mas é algo que já está acontecendo. A Microsoft, por exemplo, é uma empresa que já realiza testes na área com o Microsoft Mesh. 

Além disso, a companhia está trabalhando na produção do headset Hololens 2, que deve auxiliar o exército americano em treinamentos.

Muitas outras empresas já estão desenvolvendo, de alguma maneira, formas de utilizar o Metaverso. O Meta mesmo já está comercializando os equipamentos para o novo universo tecnológico, como apresentamos no decorrer do texto.

Ainda, o Horizon Worlds, que se trata de um dos espaços em teste para o Metaverso, já está aberto para alguns usuários do Canadá e dos Estados Unidos experimentarem.

As expectativas são altas em relação ao desenvolvimento amplo. O grande desafio se encontra na integração do universo, visto que cada empresa possui os seus interesses próprios.

Será possível possuir um mesmo login e compartilhar o mesmo espaço desenvolvido por várias companhias diferentes? Essas dúvidas serão respondidas com o tempo.
 

Enquanto o Metaverso não chega totalmente por aqui…

Para focar nas plataformas que hoje são acessíveis para todos, é necessária uma internet de ótima qualidade, com estabilidade e agilidade. A Age Telecom oferece as melhores soluções em internet ultrarrápida e em telefonia fixa. Para conhecer mais sobre os nossos combos, clique aqui.

Caso tenha gostado do conteúdo, também recomendamos a leitura do blog: "Privacidade e Proteção de Dados - Como Navegar Seguro".
 

Perguntas Frequentes

A Age está aqui para te ajudar!

1. Certifique se os cabos estão devidamente conectados ao modem;

2. Verifique se o modem está bem conectado a tomada, é sempre bom testar também em outra tomada, pois a que ele está conectada atualmente, pode estar com algum problema de energia;

3. Após checar se está tudo conectado corretamente, observe se as luzes POWER, LINK, AUTH, INTERNET, WLAN2.4G e WLAN5G estão acesas;

4. Se no passo anterior alguma das luzes estiverem apagadas , reinicie o modem da tomada e aguarde o prazo de 10 segundos para conectar novamente.

Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 Whatsapp  ou  Telefone 

1 º Passo: Verifique atrás do seu modem o link com as iniciais https:// 

Copie esse link e cole no seu navegador e aperte ENTER.

2 º Passo 

Após fazer isso em seu navegador aparecerá uma tela pedindo o Username e Password , você consegue localizar o acesso atrás do seu modem em usuário e senha, logo abaixo do https://.

Clique em Login

 

 

3 ° Passo:

Após clicar em Login você já terá acesso ao seu equipamento, clique em Network em seguida irá aparecer duas opções abaixo Wireless(2.4GHz) e Wireless(5GHz).

4 º Passo:

Em SSID Configuration coloque nos campos abaixo nome da rede e senha de sua preferência.


SSID NAME: NOME DA REDE

WPA Key: Senha

 
Obs: A Senha precisa ter no mínimo 8 caracteres.

Após realizar o processo clique em SAVE no final da página .

O mesmo processo acima deve ser efetuado no Wireless (5GHz).

 

Caso não consiga realizar esse procedimento entre em contato com nossa central.

Whatsapp  ou  Telefone

1 º Passo: 

Entre no nosso portal: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, na área “minhas faturas” clique em “ver todas as faturas".
 

 

3 º Passo: Em "Status" procure por pagamento pendente, e depois clique no ícone de baixar. 
 

Após baixar, você já consegue visualizar.

1° Passo:

Baixe o APP  na sua loja de aplicativos:

Android

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

2º Passo: 

Após entrar, clique na área “financeiro”

3 ° Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar.

4 ° Passo: 

 Em seguida vai aparecer seu contrato e a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. 

Clique em visualizar para conseguir baixar sua fatura.

5 ° Passo:

Após isso clique em "baixar sua fatura."

Pronto sua fatura será baixada em PDF!

1 º Passo:

Clique para ser redirecionado ao portal do cliente

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em "ver todas as faturas".

3 º Passo: 

Localize a fatura com pagamento pendente e no fim da linha selecione o ícone do cifrão ($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.  Escolha “pagamento com cartão”

4 º Passo: 

Logo após selecione o tipo de cartão e informe os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x.

Pelo aplicativo:

1 º Passo: 

Baixe o APP no celular na sua loja de aplicativos:

App 

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

 Após Entrar, clique na área “financeiro”

2 º Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar a fatura.

3 º Passo: 

Em seguida vai aparecer seu contrato, a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. Clique em “efetuar pagamento” para selecionar a forma de pagamento.

4 º Passo:

Após isso selecione a opção “cartão de crédito”. Logo após você seleciona o tipo de cartão, e informa os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x no cartão.

5 º Passo:

Confirme para efetuar o pagamento.

1º Passo: 

Clique para ser redirecionado ao nosso: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em Entrar

2º Passo: 

Assim que acessar a área do cliente, clique em (Recorrência no Cartão) 

3 º Passo: 

Após isso clique na opção “adicionar cartão”

4 º Passo: 

Feito isso, cadastre seu o cartão, preenchendo todos os dados corretamente e selecione a opção “Adicionar Cartão”

Assim o valor será debitado todo mês automaticamente. 

E você ganha R$10,00 de desconto de bom pagador. Legal né?

1 º Passo:

Selecione para ser redirecionado a página do Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR
 

2 º Passo:

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em “ver todas as faturas", Lá você consegue escolher sua forma de pagamento.

3 º Passo:

Localize a fatura que está pendente de pagamento, e no fim da linha selecione o ícone do cifrão($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.

4 º Passo:

Escolha “pagamento com pix” 

5 º Passo:

PARA EFETUAR O PAGAMENTO

1) Acesse o aplicativo do seu Banco;

2) Selecione o método pagar com PIX;

3) Escaneie o QR code ou insira o código para pagamento;

4) Confira as informações e confirme o pagamento.

1 ° Passo: 

Clica no Link: Directv Go

2 ° Passo: 

Ao acessar o portal do assinante clique na opção “Entrar com operadora”

  3 ° Passo:

 Escolher a opção “PLAYHUB”

4° Passo: 

Selecione seu Provedor: AGE TELECOM 

5° Passo: 

Usuário: NÚMERO DO CONTRATO + CPF (Sem ponto ou traço) Senha: CPF (Sem ponto ou traço)

Pronto! Agora você tem acesso aos canais de TV ao vivo além de streaming para curtir quando e onde quiser!

1° Passo: 

Assim que seu plano for instalado, você vai receber um SMS. Abra a mensagem e localize o link para a ativação.

Caso você não receba esse sms entre em contato com nossa Central de atendimento.   Whatsapp  ou  Telefone 

2° Passo: 

Após abrir o link no navegador, cadastre o número de celular ou coloque o login se já possuir conta.

3° Passo:

Insira as informações solicitadas e clique em "CADASTRE-SE"

4° Passo: 

Insira o novo código recebido por SMS.

5 ° Passo: 

Selecionando "OUVIR AGORA" você será direcionado para a loja de aplicativos, se não o tiver baixado, caso já possua, será iniciado.

6 ° Passo: 

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, você pode selecionar os artistas que mais gosta para habilitar o FLOW ou já curtir as músicas que mais ama.

Realize seu login através do site: Portal assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

O Clube Age oferece descontos e vantagens exclusivos para os nossos clientes.
Cada parceiro tem uma mecânica própria para beneficiar nossos associados.

Em algumas lojas físicas, será necessário imprimir o cupom e apresentá-lo ao lojista no momento da compra ou a identificação no primeiro contato com o consultor comercial. 

1° Passo: 

Realizar seu login através do site: Portal do assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

2 º Passo: 

Selecione a opção HBO MAX

3° Passo:

Baixar o app na sua loja de aplicativos, aceite os termos de privacidade.

 HBO MAX 

HBO MAX - IOS

4 ° Passo: 

Termos aceitos, selecione o item do avatar para logar.

 

5 ° Passo: 

Selecione a opção “Entrar com provedor”.

6 ° Passo: 

Selecione a PlayHub. (Caso utilize IOS, clique em “Outros provedores de TV” que a opção playhub vai aparecer)

7 ° Passo: 

Insira login e senhas fornecidos pelo seu provedor. 

Login: AGE (Maiúsculo) + Número contrato do cliente + CPF (Sem ponto e sem traço) 

Senha:CPF (Sem ponto e sem traço)

8 ° Passo: 

Autorize o acesso da Playhub no HBO MAX.

9 ° Passo: 

Crie a sua conta com suas informações.