O papel da tecnologia assistiva em favor da acessibilidade

O papel da tecnologia assistiva em favor da acessibilidade

O papel da tecnologia assistiva em favor da acessibilidade

As tecnologias, de modo geral, são desenvolvidas para facilitar ações realizadas pelo ser humano.

 

Contribuem diariamente com o avanço da humanidade em sua jornada de descobertas e conhecimento, auxiliando durante todas as fases da vida.

 

A tecnologia assistiva surgiu com um propósito de grande importância: dar suporte a execução de funcionalidades realizadas pela população, em especial, para pessoas que possuem algum tipo de deficiência física.

 

São ferramentas que facilitam a realização de funções com eficiência, sem que haja a necessidade de auxílio externo de uma outra pessoa. 

 

A fim de colocar a tecnologia assertiva em evidência, nós da Age Telecom, destacamos como essa inovação age em favor da acessibilidade. 

 

Continue a leitura e conheça a importância da tecnologia assertiva para toda a sociedade, confira!

 

O que são as tecnologias assistivas?

As ferramentas de tecnologia assistiva foram criadas com o intuito de incluir pessoas com deficiência na sociedade, possibilitando a essas pessoas a realização de ações que anteriormente seriam de extrema dificuldade de execução.

 

São produtos, recursos e serviços que promovem a inclusão desse público, fazendo com que aumente a participação dessas pessoas em diferentes atividades. 

 

Uma metodologia pensada para aproximar diversas funcionalidades às pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

 

Por isso, assim como qualquer outra tecnologia, as assistivas são desenvolvidas para facilitar a vida humana de alguma forma. 

 

Exemplos de ferramentas assistivas

Existem alguns tipos de ferramentas tecnológicas assistivas, considerando que elas envolvem uma série de ferramentas e dispositivos em favor da inclusão de pessoas com deficiência. 

 

Abaixo destacamos algumas, tais como:

 

  • Órteses e Próteses: são um dos recursos mais conhecidos para incluir pessoas com deficiência, são utilizados com a finalidade de corrigir as alterações causadas pela carência funcional física.

 

  • Sistemas de Controle de Ambiente:  são sistemas eletrônicos controlados a distância que possibilitam o controle do ambiente sem que haja a necessidade de locomoção.

 

O termo Internet das Coisas é o ideal para exemplificar a funcionalidade de aparelhos que são controlados remotamente, como o controle de luzes, fechaduras e televisões, por exemplo.

 

A ideia de uma casa inteligente exemplifica com clareza os sistemas de controle de ambiente como ferramentas tecnológicas assistivas.

 

  • Auxílios de Mobilidade: são ferramentas que facilitam a locomoção de pessoas com dificuldade motora. 

 

Cadeiras de rodas motorizadas, andadores e scooters são exemplos de tecnologia assistiva para o auxílio da mobilidade.  

 

Uso da tecnologia assistiva em favor do acesso à internet

Assim como essa tecnologia contribui com a facilitação da execução de tarefas simples do dia a dia, contribui também com a inclusão de pessoas nos meios de comunicação da internet.

 

As ferramentas são utilizadas para facilitar a execução de processos online por pessoas com deficiência. 

 

A internet se torna a cada dia mais presente na vida das pessoas, considerando isso, as tecnologias assistivas tem um papel de grande importância na inclusão das pessoas com deficiência nas inovações tecnológicas. 

 

O acesso à internet para pessoas com deficiência pode surgir como um grande desafio em suas vidas, por isso, destacamos abaixo ferramentas que facilitam esse acesso.

 

  1. Leitores de Tela

Os leitores de tela são softwares que podem ser instalados em computadores que tem como maior propósito auxiliar pessoas com deficiência visual. 

 

Eles fazem a leitura dos textos online e transformam essas informações captadas em formato de audiodescrição, dessa forma, o usuário escuta por meio do software tudo o que está escrito na tela. 

 

Alguns exemplos disponíveis são: NVDA para o sistema operacional Windows, o ORCA para o Linux e o VoiceOver para o IOS.

 

  1. Hand Talk

O Hand Talk é um aplicativo disponível para download para dispositivos móveis e computadores que é utilizado por pessoas com deficiência auditiva. 

 

Basicamente, a ferramenta funciona como um conversor de textos onlines para a Língua Brasileira de Sinais.

 

Os dois intérpretes virtuais do Hand Talk são conhecidos como Hugo e Maya. 

 

  1. Teclados em Braille

O uso dos teclados em braille também são um ótimo exemplo de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. 

 

O código braille de cada letra facilita a digitação em computadores e celulares por deficientes visuais, de forma rápida e intuitiva. 

 

  1. Trackball

O Trackball é uma bola de comando que substitui o mouse tradicional.

 

Ele é usado para aumentar o controle do usuário no comando dos computadores, ideal para pessoas que sentem dificuldade para mexer a mão. 

 

  1. Lupa Virtual

 É uma ferramenta online que facilita a visualização de imagens ou textos na tela dos celulares e computadores. 

 

É encontrado com facilidade na internet e possibilita a inclusão de pessoas com cegueira parcial. 

 

Tecnologia assistiva e internet caminhando juntas

As tecnologias assistivas são grandes aliadas na luta pela inclusão de pessoas com deficiência, facilitam e automatizam atividades que anteriormente poderiam excluir essa população.

 

Quando esse tipo de tecnologia é combinada a uma internet de qualidade, a automação de objetivos do cotidiano acontece de forma a facilitar o dia a dia de pessoas com deficiência.

 

São ótimos instrumentos para incluir pessoas com deficiência na realização de tarefas online que o restante da população executa com facilidade todos os dias. 

 

Dessa forma, atividades onlines que antes eram desconhecidas e de difícil acesso, com as tecnologias assistivas se tornam uma grande funcionalidade de acesso a grandes inovações tecnológicas. 

 

Nós da Age Telecom acreditamos e lutamos pela inclusão de pessoas com deficiência, possibilitando internet de excelente qualidade para facilitar o cotidiano dessas pessoas. 

 

Somos uma empresa que se compromete e acredita em pautas sociais, por isso, elaboramos esse conteúdo com tanta informação relevante sobre as tecnologias assistivas. 

 

Nosso principal objetivo é fornecer internet fibra óptica Brasília de qualidade a casa de todos os brasilienses, contribuindo com a rotina e futuro de várias famílias. 

 

Um compromisso real com toda a população do Distrito Federal, sabemos que quando se trata de internet muitas dúvidas podem surgir, por isso, nos colocamos à disposição para solucionar possíveis questionamentos.

 

Caso surjam dúvidas entre em contato conosco, teremos o maior prazer em esclarecer. 

 

Fale com a Age Telecom!

Perguntas Frequentes

A Age está aqui para te ajudar!

1. Certifique se os cabos estão devidamente conectados ao modem;

2. Verifique se o modem está bem conectado a tomada, é sempre bom testar também em outra tomada, pois a que ele está conectada atualmente, pode estar com algum problema de energia;

3. Após checar se está tudo conectado corretamente, observe se as luzes POWER, LINK, AUTH, INTERNET, WLAN2.4G e WLAN5G estão acesas;

4. Se no passo anterior alguma das luzes estiverem apagadas , reinicie o modem da tomada e aguarde o prazo de 10 segundos para conectar novamente.

Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 Whatsapp  ou  Telefone 

1 º Passo: Verifique atrás do seu modem o link com as iniciais https:// 

Copie esse link e cole no seu navegador e aperte ENTER.

2 º Passo 

Após fazer isso em seu navegador aparecerá uma tela pedindo o Username e Password , você consegue localizar o acesso atrás do seu modem em usuário e senha, logo abaixo do https://.

Clique em Login

 

 

3 ° Passo:

Após clicar em Login você já terá acesso ao seu equipamento, clique em Network em seguida irá aparecer duas opções abaixo Wireless(2.4GHz) e Wireless(5GHz).

4 º Passo:

Em SSID Configuration coloque nos campos abaixo nome da rede e senha de sua preferência.


SSID NAME: NOME DA REDE

WPA Key: Senha

 
Obs: A Senha precisa ter no mínimo 8 caracteres.

Após realizar o processo clique em SAVE no final da página .

O mesmo processo acima deve ser efetuado no Wireless (5GHz).

 

Caso não consiga realizar esse procedimento entre em contato com nossa central.

Whatsapp  ou  Telefone

1 º Passo: 

Entre no nosso portal: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, na área “minhas faturas” clique em “ver todas as faturas".
 

 

3 º Passo: Em "Status" procure por pagamento pendente, e depois clique no ícone de baixar. 
 

Após baixar, você já consegue visualizar.

1° Passo:

Baixe o APP  na sua loja de aplicativos:

Android

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

2º Passo: 

Após entrar, clique na área “financeiro”

3 ° Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar.

4 ° Passo: 

 Em seguida vai aparecer seu contrato e a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. 

Clique em visualizar para conseguir baixar sua fatura.

5 ° Passo:

Após isso clique em "baixar sua fatura."

Pronto sua fatura será baixada em PDF!

1 º Passo:

Clique para ser redirecionado ao portal do cliente

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em "ver todas as faturas".

3 º Passo: 

Localize a fatura com pagamento pendente e no fim da linha selecione o ícone do cifrão ($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.  Escolha “pagamento com cartão”

4 º Passo: 

Logo após selecione o tipo de cartão e informe os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x.

Pelo aplicativo:

1 º Passo: 

Baixe o APP no celular na sua loja de aplicativos:

App 

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

 Após Entrar, clique na área “financeiro”

2 º Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar a fatura.

3 º Passo: 

Em seguida vai aparecer seu contrato, a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. Clique em “efetuar pagamento” para selecionar a forma de pagamento.

4 º Passo:

Após isso selecione a opção “cartão de crédito”. Logo após você seleciona o tipo de cartão, e informa os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x no cartão.

5 º Passo:

Confirme para efetuar o pagamento.

1º Passo: 

Clique para ser redirecionado ao nosso: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em Entrar

2º Passo: 

Assim que acessar a área do cliente, clique em (Recorrência no Cartão) 

3 º Passo: 

Após isso clique na opção “adicionar cartão”

4 º Passo: 

Feito isso, cadastre seu o cartão, preenchendo todos os dados corretamente e selecione a opção “Adicionar Cartão”

Assim o valor será debitado todo mês automaticamente. 

E você ganha R$10,00 de desconto de bom pagador. Legal né?

1 º Passo:

Selecione para ser redirecionado a página do Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR
 

2 º Passo:

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em “ver todas as faturas", Lá você consegue escolher sua forma de pagamento.

3 º Passo:

Localize a fatura que está pendente de pagamento, e no fim da linha selecione o ícone do cifrão($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.

4 º Passo:

Escolha “pagamento com pix” 

5 º Passo:

PARA EFETUAR O PAGAMENTO

1) Acesse o aplicativo do seu Banco;

2) Selecione o método pagar com PIX;

3) Escaneie o QR code ou insira o código para pagamento;

4) Confira as informações e confirme o pagamento.

Para o 1° acesso ao serviço do SKY+ (Antigo DirectvGO).

1° Passo:

Acesse o site do SKY+ através do link: https://www.skymais.com.br/home

2° Passo:

Na tela inicial você deverá selecionar a opção “Já sou cliente”

3° Passo:

Você será redirecionado para essa aba, onde deverá selecionar a opção “Operadoras”

Após isso deverá localizar e selecionar a opção “Outros Parceiros”
 

Selecionar a opção “Outros Parceiros” você será redirecionado a tela de acesso.
Onde deverá preencher conforme o modelo abaixo:

Provedor: Escreva a três primeiras letras AGE e irá aparecer a opção “AGE Telecom”,
selecione-o como seu provedor.

Código do Assinante: Número do seu CPF sem pontos ou traços.

Senha: Número do seu CPF sem pontos ou traços.

Após clicar em “Entrar” você será redirecionado para a tela abaixo, onde deverá
realizar clicar na opção “Autorizar”.
 

Em seguida você deverá realizar um cadastro com um e-mail e senha pessoais para o
acesso ao serviço completo do SKY+.

1° Passo: 

Assim que seu plano for instalado, você vai receber um SMS. Abra a mensagem e localize o link para a ativação.

Caso você não receba esse sms entre em contato com nossa Central de atendimento.   Whatsapp  ou  Telefone 

2° Passo: 

Após abrir o link no navegador, cadastre o número de celular ou coloque o login se já possuir conta.

3° Passo:

Insira as informações solicitadas e clique em "CADASTRE-SE"

4° Passo: 

Insira o novo código recebido por SMS.

5 ° Passo: 

Selecionando "OUVIR AGORA" você será direcionado para a loja de aplicativos, se não o tiver baixado, caso já possua, será iniciado.

6 ° Passo: 

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, você pode selecionar os artistas que mais gosta para habilitar o FLOW ou já curtir as músicas que mais ama.

Realize seu login através do site: Portal assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

O Clube Age oferece descontos e vantagens exclusivos para os nossos clientes.
Cada parceiro tem uma mecânica própria para beneficiar nossos associados.

Em algumas lojas físicas, será necessário imprimir o cupom e apresentá-lo ao lojista no momento da compra ou a identificação no primeiro contato com o consultor comercial. 

1° Passo: 

Realizar seu login através do site: Portal do assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

2 º Passo: 

Selecione a opção HBO MAX

3° Passo:

Baixar o app na sua loja de aplicativos, aceite os termos de privacidade.

 HBO MAX 

HBO MAX - IOS

4 ° Passo: 

Termos aceitos, selecione o item do avatar para logar.

 

5 ° Passo: 

Selecione a opção “Entrar com provedor”.

6 ° Passo: 

Selecione a PlayHub. (Caso utilize IOS, clique em “Outros provedores de TV” que a opção playhub vai aparecer)

7 ° Passo: 

Insira login e senhas fornecidos pelo seu provedor. 

Login: AGE (Maiúsculo) + Número contrato do cliente + CPF (Sem ponto e sem traço) 

Senha:CPF (Sem ponto e sem traço)

8 ° Passo: 

Autorize o acesso da Playhub no HBO MAX.

9 ° Passo: 

Crie a sua conta com suas informações.