Internet banda larga: entenda como funciona

Internet banda larga: entenda como funciona

Internet banda larga: entenda como funciona

A internet banda larga é uma forma de conexão que além de garantir uma navegação estável, segura e veloz, também permite a transferência de grandes volumes de dados em simultâneo.

 

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, realizada através de uma parceria da Unesco, Cetic e CGI Brasil, dos 83% de lares brasileiros com internet, 69% possuem banda larga fixa.

 

Essa escolha da maioria é principalmente devido à qualidade superior, que apesar de ainda possuir sérias disparidades entre um provedor e outro, é a melhor disponível no país. Falaremos um pouco sobre como funciona essa conexão e ajudar você a escolher o melhor provedor de internet em Brasília. Leia até o final!
 

Quando uma conexão é considerada internet banda larga?

 

Apesar de não existir um padrão oficial, é um consenso que a internet Banda Larga precisa oferecer uma taxa mínima de transferência por volta dos 25 megabytes por segundo — Mbps, consoante com a padronização adotada nos Estados Unidos.

 

No Brasil, seguindo a tendência mundial, há um aumento exponencial e contínuo de velocidade disponível, principalmente com a expansão da Internet fibra óptica e da oferta feita por provedores de qualidade como a Age Telecom.

 

Para ter uma ideia, a média da internet ofertada ao brasileiro em 2012 era de 8,9 Mbps, segundo dados da consultoria NetIndex, algo inimaginável atualmente.  A Age Telecom, por exemplo, disponibiliza planos que vão do mínimo de 120 MB até incríveis 960 MB.

 

E a tendência é que haja um aumento da oferta de banda, permitindo uma internet nos lares que suportará várias tecnologias e dispositivos conectados, possibilitando casas inteligentes, algo que será muito exigido com a revolução da internet das coisas.

 

Leia mais sobre a internet das coisas, neste artigo.


Quais tipos de internet banda larga utilizadas?

 

Existem diversas formas de acessar a internet banda larga, e cada tipo atende um público específico, apesar do entendimento geral de que a internet fibra óptica possui o melhor custo-benefício, essa tecnologia ainda não está disponível para todas as localidades. Veja algumas das opções disponíveis no país.

 


Por cabo de cobre

 

Essa conexão utiliza o mesmo cabeamento das TVs, sendo geralmente ofertada por empresas de TV por assinatura em combos, ela se popularizou rapidamente no país exatamente por esse sentimento 2 em 1 que ela dá aos usuários. 

 

Porém, em geral, a conexão ofertada por este sistema possui instabilidade, e devido às redes muito abrangentes das empresas os problemas técnicos demoram a serem resolvidos. 
 

Digital Subscriber Line - DSL

 

Muito popular no Brasil, esta forma de conexão utiliza a rede telefônica, porém diferente da internet discada, ela não congestiona a linha deixando ocupada pelo tráfego de dados, isso porque utiliza um filtro para garantir que tanto a linha telefônica quanto a internet funcionem em simultâneo.

 

As redes domésticas, em geral, eram ADSL, Asymmetric Digital Subscriber Line, ou seja, a velocidade de transferência não era simétrica, o download era mais veloz do que o upload. 
 

Rádio

 

A internet via rádio é uma ótima opção para localidades em que não há disponibilidade de provedores ou cabeamento, já que utiliza um sinal de rádio para a transferência de dados. 

 

Seu uso em regiões com forte interferência de outros sinais e barreiras físicas, como as cidades grandes, pode ser muito complexo já que diminui a qualidade do sinal.

 

WiMax

 

Esta forma de distribuição de internet é uma espécie de Wi-fi, o sinal Wireless, porém diferente do Wi-Fi doméstico limitado à alguns metros, o WiMax pode atingir vários quilômetros de cobertura.

 

Devido a essa grande disponibilidade ela pode congestionar por excesso de usuários além de deixar seu equipamento vulnerável a ataques hackers. 
 

Satélite

 

Internet via satélite é uma tecnologia que chegou muito recentemente aos usuários domésticos, isso se deve ao alto custo de realização desta categoria de conexão.

 

Ela funciona com um sinal de rádio, porém em vez de torres, utiliza os satélites em órbita para fazer a distribuição da internet.
 

Fibra Óptica 

 

Atualmente é a internet com melhor oferta de velocidade e preço do mercado nacional. A fibra óptica utiliza o mesmo princípio da internet via cabo de cobre mostrada anteriormente.

 

No lugar do uso de metal para a transferência do sinal, a internet fibra óptica viaja por pequenos filamentos de vidro encapados.

 

Isso permite que o sinal da conexão viaje na forma de um pulso de luz, permitindo um grande ganho de velocidade que pode ultrapassar a casa dos terabytes em alguns locais.

 

Qual a melhor banda larga em Brasília?

 

 

Como o Distrito Federal é um dos centros urbanos mais modernizados do Brasil, escolher entre os tipos de conexões que permitem uma melhor relação custo benefício é possível.

 

Atualmente em Brasília todas as opções descritas acima estão disponíveis para o consumidor, porém a grande oferta permite que você escolha entre as categorias que oferecem a melhor conexão, com estabilidade e segurança.

 

Dentre as melhores categorias busque por provedores responsáveis que possam prestar um serviço de qualidade e esteja a disposição sempre com agilidade, ou seja, servidores locais.


A Age Telecom oferece a melhor conexão de Internet Fibra Óptica em Brasília, garantindo para você a melhor banda larga do distrito federal e região, como conexão ágil, estabilidade e equipamentos modernos, além do melhor suporte técnico e benefícios exclusivos, saiba mais e conheça nossos planos

Perguntas Frequentes

A Age está aqui para te ajudar!

1. Certifique se os cabos estão devidamente conectados ao modem;

2. Verifique se o modem está bem conectado a tomada, é sempre bom testar também em outra tomada, pois a que ele está conectada atualmente, pode estar com algum problema de energia;

3. Após checar se está tudo conectado corretamente, observe se as luzes POWER, LINK, AUTH, INTERNET, WLAN2.4G e WLAN5G estão acesas;

4. Se no passo anterior alguma das luzes estiverem apagadas , reinicie o modem da tomada e aguarde o prazo de 10 segundos para conectar novamente.

Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 Whatsapp  ou  Telefone 

1 º Passo: Verifique atrás do seu modem o link com as iniciais https:// 

Copie esse link e cole no seu navegador e aperte ENTER.

2 º Passo 

Após fazer isso em seu navegador aparecerá uma tela pedindo o Username e Password , você consegue localizar o acesso atrás do seu modem em usuário e senha, logo abaixo do https://.

Clique em Login

 

 

3 ° Passo:

Após clicar em Login você já terá acesso ao seu equipamento, clique em Network em seguida irá aparecer duas opções abaixo Wireless(2.4GHz) e Wireless(5GHz).

4 º Passo:

Em SSID Configuration coloque nos campos abaixo nome da rede e senha de sua preferência.


SSID NAME: NOME DA REDE

WPA Key: Senha

 
Obs: A Senha precisa ter no mínimo 8 caracteres.

Após realizar o processo clique em SAVE no final da página .

O mesmo processo acima deve ser efetuado no Wireless (5GHz).

 

Caso não consiga realizar esse procedimento entre em contato com nossa central.

Whatsapp  ou  Telefone

1 º Passo: 

Entre no nosso portal: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, na área “minhas faturas” clique em “ver todas as faturas".
 

 

3 º Passo: Em "Status" procure por pagamento pendente, e depois clique no ícone de baixar. 
 

Após baixar, você já consegue visualizar.

1° Passo:

Baixe o APP  na sua loja de aplicativos:

Android

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

2º Passo: 

Após entrar, clique na área “financeiro”

3 ° Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar.

4 ° Passo: 

 Em seguida vai aparecer seu contrato e a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. 

Clique em visualizar para conseguir baixar sua fatura.

5 ° Passo:

Após isso clique em "baixar sua fatura."

Pronto sua fatura será baixada em PDF!

1 º Passo:

Clique para ser redirecionado ao portal do cliente

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em "ver todas as faturas".

3 º Passo: 

Localize a fatura com pagamento pendente e no fim da linha selecione o ícone do cifrão ($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.  Escolha “pagamento com cartão”

4 º Passo: 

Logo após selecione o tipo de cartão e informe os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x.

Pelo aplicativo:

1 º Passo: 

Baixe o APP no celular na sua loja de aplicativos:

App 

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

 Após Entrar, clique na área “financeiro”

2 º Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar a fatura.

3 º Passo: 

Em seguida vai aparecer seu contrato, a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. Clique em “efetuar pagamento” para selecionar a forma de pagamento.

4 º Passo:

Após isso selecione a opção “cartão de crédito”. Logo após você seleciona o tipo de cartão, e informa os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x no cartão.

5 º Passo:

Confirme para efetuar o pagamento.

1º Passo: 

Clique para ser redirecionado ao nosso: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em Entrar

2º Passo: 

Assim que acessar a área do cliente, clique em (Recorrência no Cartão) 

3 º Passo: 

Após isso clique na opção “adicionar cartão”

4 º Passo: 

Feito isso, cadastre seu o cartão, preenchendo todos os dados corretamente e selecione a opção “Adicionar Cartão”

Assim o valor será debitado todo mês automaticamente. 

E você ganha R$10,00 de desconto de bom pagador. Legal né?

1 º Passo:

Selecione para ser redirecionado a página do Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR
 

2 º Passo:

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em “ver todas as faturas", Lá você consegue escolher sua forma de pagamento.

3 º Passo:

Localize a fatura que está pendente de pagamento, e no fim da linha selecione o ícone do cifrão($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.

4 º Passo:

Escolha “pagamento com pix” 

5 º Passo:

PARA EFETUAR O PAGAMENTO

1) Acesse o aplicativo do seu Banco;

2) Selecione o método pagar com PIX;

3) Escaneie o QR code ou insira o código para pagamento;

4) Confira as informações e confirme o pagamento.

1 ° Passo: 

Clica no Link: Directv Go

2 ° Passo: 

Ao acessar o portal do assinante clique na opção “Entrar com operadora”

  3 ° Passo:

 Escolher a opção “PLAYHUB”

4° Passo: 

Selecione seu Provedor: AGE TELECOM 

5° Passo: 

Usuário: NÚMERO DO CONTRATO + CPF (Sem ponto ou traço) Senha: CPF (Sem ponto ou traço)

Pronto! Agora você tem acesso aos canais de TV ao vivo além de streaming para curtir quando e onde quiser!

1° Passo: 

Assim que seu plano for instalado, você vai receber um SMS. Abra a mensagem e localize o link para a ativação.

Caso você não receba esse sms entre em contato com nossa Central de atendimento.   Whatsapp  ou  Telefone 

2° Passo: 

Após abrir o link no navegador, cadastre o número de celular ou coloque o login se já possuir conta.

3° Passo:

Insira as informações solicitadas e clique em "CADASTRE-SE"

4° Passo: 

Insira o novo código recebido por SMS.

5 ° Passo: 

Selecionando "OUVIR AGORA" você será direcionado para a loja de aplicativos, se não o tiver baixado, caso já possua, será iniciado.

6 ° Passo: 

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, você pode selecionar os artistas que mais gosta para habilitar o FLOW ou já curtir as músicas que mais ama.

Realize seu login através do site: Portal assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

O Clube Age oferece descontos e vantagens exclusivos para os nossos clientes.
Cada parceiro tem uma mecânica própria para beneficiar nossos associados.

Em algumas lojas físicas, será necessário imprimir o cupom e apresentá-lo ao lojista no momento da compra ou a identificação no primeiro contato com o consultor comercial. 

1° Passo: 

Realizar seu login através do site: Portal do assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

2 º Passo: 

Selecione a opção HBO MAX

3° Passo:

Baixar o app na sua loja de aplicativos, aceite os termos de privacidade.

 HBO MAX 

HBO MAX - IOS

4 ° Passo: 

Termos aceitos, selecione o item do avatar para logar.

 

5 ° Passo: 

Selecione a opção “Entrar com provedor”.

6 ° Passo: 

Selecione a PlayHub. (Caso utilize IOS, clique em “Outros provedores de TV” que a opção playhub vai aparecer)

7 ° Passo: 

Insira login e senhas fornecidos pelo seu provedor. 

Login: AGE (Maiúsculo) + Número contrato do cliente + CPF (Sem ponto e sem traço) 

Senha:CPF (Sem ponto e sem traço)

8 ° Passo: 

Autorize o acesso da Playhub no HBO MAX.

9 ° Passo: 

Crie a sua conta com suas informações.