Internet Residencial: faça a melhor escolha!

Internet Residencial: faça a melhor escolha!

Internet Residencial: faça a melhor escolha!

Parte essencial de qualquer residência, hoje em dia a internet é indispensável nas casas em todo país. Há anos vem crescendo a necessidade de muitas famílias mudarem a sua realidade para realizar as atividades de rotina em suas residências, como o trabalho e a escola.

A procura por redes mais estáveis e rápidas cresceu exponencialmente e, com ela, uma dúvida: com tantos tipos e planos de internet disponíveis, qual o melhor para atender às demandas da minha família?

Pensando nisso, a Age Telecom, especialista em internet fibra ótica, preparou um conteúdo especial para você tirar as suas dúvidas, analisar suas necessidades e fazer a melhor escolha. Acompanhe conosco, logo abaixo, a leitura.

Primeiro passo: compare as tecnologias!

Antes de contratar um plano de internet para a sua casa, é importante entender um pouco sobre as diversas opções disponíveis no mercado. São alternativas variadas que contam com tecnologias de ponta próprias para diversos casos. 

Certamente uma dessas se adequa mais ao que você e sua família precisam em casa. Abaixo, nossa equipe separou as principais diferenças e explicamos um pouco aqui sobre as principais delas. Confira:

Internet via cabo

Esse tipo de internet recebe esse nome por usar a tecnologia de cabo coaxial para transferir os dados da operadora para o seu receptor em casa, por meio dos postes espalhados pela cidade. 

É essa mesma tecnologia que fornece o sinal para o conteúdo de TV por assinatura; por isso, é comum que as operadoras ofereçam pacotes de internet em conjunto com os canais, usando apenas um cabo para a transmissão dos dois tipos de serviço.

A internet via cabo coaxial, então, é vantajosa quando o cliente faz questão de ter em casa o serviço de TV por assinatura e o conteúdo exclusivo que vem com ela. 

O cliente também acaba lucrando mais assinando o pacote em conjunto do que os serviços de forma unitária, ou seja, a internet e a TV a cabo por fora, em outro plano.

Banda larga móvel (agora em 4G)

Fonte: (Reprodução/Internet)

Com o advento dos smartphones e outros gadgets utilizados de forma wireless, ou seja, sem fio, a internet banda larga tem se popularizado por oferecer internet móvel.

Trata-se de uma tecnologia que permite ao usuário a navegação em alta velocidade e, principalmente, otimizada para o uso no dia a dia, para downloads, jogos, serviços de streaming de músicas e filmes, e serviços gerais por meio de aplicativos, como mercados e transporte.

Apesar de muito mais usada para telefones celulares, é possível o uso da banda larga em residências. 

Por ser uma tecnologia que não depende de fios, pode ser uma boa opção em localidades distantes, que ainda não contam com a estrutura necessária para cabos ou tecnologia fibra óptica. 

Entretanto, a internet em banda larga possui limite para consumo, pré-definido quando o pacote é contratado, e também pode contar com problemas de estabilidade. Faça testes de velocidade e saiba escolher a melhor internet banda larga!

Internet via rádio

Fonte: (Reprodução/Internet)

Essa modalidade de conexão à internet funciona por meio da captação de sinal de satélite, contando com uma instalação mais barata do que as que dependem de cabos, por exemplo. 

É uma opção muito considerada em lugares muito afastados e que não possuem um bom sinal de operadoras de telefonia, como áreas rurais, bastando apenas a cobertura de torres e antenas com essa finalidade no espaço a ser contemplado com a conexão. 

Assim, essa tecnologia funciona captando o sinal do rádio e o transformando em um sinal capaz de ser compreendido pelo seu computador, conectando o dispositivo à internet.

No geral, a internet via rádio é usada quando não se pode contar com nenhuma outra conexão de internet, visto que o sinal não pode sofrer nenhum tipo de interferência em sua transmissão, além de ser diretamente afetado por condições meteorológicas, como o mau tempo, por exemplo.

Fibra óptica

Atualmente a opção mais completa do mercado, a internet com tecnologia de fibra ótica garante transmissão de dados a longas distâncias e em alta velocidade, com mais segurança e estabilidade no sinal. Esse fato se dá pela forma como os dados em fibra ótica são difundidos: por meio de sinais no formato de luz, sem interferência elétrica ou de rádio. 

A fibra ótica funciona por meio de um filamento extremamente fino, além de transparente e flexível, feito de sílica, material fácil de ser encontrado e já muito usado pelas indústrias de cerâmica e vidro, por exemplo. Isso garante menor custo de produção e menos manutenção, facilitando o acesso à essa tecnologia.

Entendendo melhor as opções disponíveis, fica mais fácil avaliar a tecnologia que mais se adequa à demanda existente na residência, tornando a escolha mais assertiva.

Leia também: Internet Fibra no Wi-Fi e no Cabo: Aprenda a diferenciar

Analise o seu perfil de consumo

Fonte: (Reprodução/Internet)

É importante também avaliar como a internet é consumida na sua casa, e quais as principais necessidades da sua família em termos de conexão. 

Analisando quais os principais pontos de usabilidade quanto à internet, é possível escolher um plano que contemple todos os moradores e não deixe ninguém na mão. Considere os seguintes pontos:

  • Quantidade de pessoas na residência;
  • Qual o tipo de conteúdo mais acessado;
  • Quais os aparelhos necessitam da conexão;
  • Se existe a demanda de jogos online;
  • Se são consumidos muitos serviços de streaming (Netflix, Prime Video, Disney Plus);
  • Se são feitas transmissões ao vivo ou existe alta demanda de chamadas de vídeo.

Quanto mais serviços que dependem de um grande compartilhamento de dados, como os listados acima, mais rápida e estável deve ser a internet contratada. 

Na situação atual, onde a maioria das famílias se encontram trabalhando na modalidade home office e as crianças e jovens, estudando de forma remota, é essencial um plano de internet democrático, que permita a navegação de todos da família.

Velocidade e franquia de dados

A velocidade é um tópico que não costuma causar divergências, afinal, é praticamente um pré-requisito ao contratar um provedor de internet. Uma conexão de alta velocidade é essencial para quem joga online, faz transferências de artigos muito grandes ou participa de muitas reuniões, transmissões e conferências, por exemplo. 

Uma internet mais rápida também é confortável quando a demanda é de uma navegação mais simples, porém, sem sobrecarregar a rede quando muitas pessoas estão usando ao mesmo tempo. Nessa perspectiva, o mais indicado é fazer uma análise de custo-benefício.

Outro ponto muito importante é verificar se existe uma franquia de dados, ou seja, se a conexão será limitada, como acontece com a internet do nosso celular, por exemplo. 

Nas conexões residenciais, o mais indicado é optar por planos que não limitem a navegação, que depende da contratação de um plano adicional para continuar o uso da internet ou a renovação mensal.

Agora ficou um pouco mais fácil escolher qual conexão melhor atende a sua residência? É interessante realizar essa análise para evitar surpresas e frustrações com os serviços de internet, e garantir a usabilidade por todos os moradores da casa.

Se a sua escolha foi a conexão em fibra óptica, a Age Telecom é a melhor opção nessa tecnologia! Com instalação rápida e suporte técnico completo, estamos prontos para levar a melhor cobertura de internet de Brasília para a sua casa e com todos os planos para todos os clientes!

Clique aqui para entrar em contato conosco.

Perguntas frequentes

Dúvidas? A Age responde!

É a forma que você recebe informações. Exemplo: tempo de carregamento quando acessa um site, baixar anexos de e-mail, fotos ou vídeos.

O suporte da Age é super rápido: geralmente o atendimento é feito no mesmo dia ou conta com o prazo máximo de 48h.

A fibra óptica é literalmente um fio feito de vidro, com espessura menor do que um fio de cabelo. Por dentro da fibra o sinal trafega através de luz (laser). Isto garante uma transmissão com alta qualidade e estabilidade, pois a luz é totalmente imune a interferências.

De forma complementar ao download, o upload é como você envia as informações. Exemplo: postar uma foto ou vídeo, envio de mensagem ou arquivo.

Compartilhar a internet pode ter o benefício de dividir os custos; porém há contrapartidas graves. Além da lentidão que sua internet possa ter, tal compartilhamento poderá te dar dores de cabeça no futuro, como por exemplo a segurança de informações em rede.

O roteador deve estar em uma área central de sua casa e, de preferência, em um local mais alto. Isso porque o sinal é melhor distribuído desta forma, evitando pontos sem Wi-Fi ou quedas constantes.

A instalação pode ser agendada no mesmo dia de aprovação do pedido. De segunda a sexta, das 8h às 18h.