Velocidade da Internet: Como Fazer o Teste de Forma Correta?

Velocidade da Internet: Como Fazer o Teste de Forma Correta?

Velocidade da Internet: Como Fazer o Teste de Forma Correta?

O teste de velocidade da internet, também conhecido como speed test, se trata de uma ferramenta muito utilizada pelas pessoas para verificarem se estão navegando com a velocidade contratada.

A cada ano, a tecnologia vem se reinventando e sendo mais essencial na vida das pessoas. Dependendo das tarefas executadas, pode ser necessário que a velocidade da conexão seja superior às básicas. Assim, é essencial realizar o speed test com frequência. 

No entanto, é preciso saber avaliar e entender os resultados medidos pela ferramenta. Neste artigo, nossa equipe reuniu todas as informações importantes acerca do tema, de modo a suprir quaisquer dúvidas. Boa leitura!

Como funciona o teste de velocidade?

O primeiro passo para medir a velocidade da internet é saber escolher a melhor ferramenta, de modo a identificar qual é a localização e o IP do usuário. Levando isso em conta, ela escolhe o servidor mais próximo de modo a testar sua conexão.

A análise da velocidade da internet acontece da seguinte maneira: 

  1. O sistema pede ao servidor que faça o download de um pequeno arquivo, de modo a avaliar o tempo de deslocamento da solicitação (em outras palavras, o Ping).
  2. Em seguida, faz o download de diversos arquivos com o objetivo de medir a rapidez com que as transferências são realizadas.
  3. Na última etapa, ocorre o envio de pacotes de dados a fim de determinar a taxa de upload.

Como cada navegador possui suas particularidades, o resultado de download e upload pode possuir até 20% de margem de erro. 

Como entender o teste de velocidade?

Para entender a medição de velocidade, o primeiro passo deve ser compreender alguns conceitos básicos:

  • Velocidade instantânea: Resultados de downloads e uploads em tempo real, no momento em que o teste é concluído.
  • Velocidade Média: Média de testes realizados pelos usuários no mês.
  • Perda de pacotes: conexão muito baixa ou com falhas, afetando a entrega correta dos dados de teste.

Outro ponto importante é saber que tipo de conexão você possui, afinal existe uma diferença de velocidade entre conexões Wifi e cabeadas.

Leia Mais: Internet Fibra no Wi-Fi e no Cabo: Aprenda a diferenciar

Isso acontece porque a internet sem fio tem muita interferência e não utiliza a largura de banda.

Portanto, ao testar sua conexão, escolha o servidor mais próximo e fique perto do modem/roteador.

Para uma melhor compreensão, é preciso entender o que são pings, downloads e uploads. Continue a leitura!

O que é ping no teste de velocidade?

Uma tela de computador em um fundo laranja.

Ping ou latência é o tempo que leva para uma ação que você executa para alcançar um servidor de internet. Ou seja, a rapidez com que sua conexão responde.

Os resultados do teste de ping são exibidos em milissegundos (ms). No entanto, é improvável que esses valores sejam constantes.

Existem vários fatores que podem reduzir ou aumentar o ping. alguns são:

  • Distância do servidor;
  • O número de dispositivos conectados à rede;
  • Tipo de Internet (fibra, celular, satélite, etc.);
  • Seja Wifi ou com fio;
  • Velocidade acordada.

Portanto, não é possível determinar a portadora específica que fornece a melhor latência.

Qual é a velocidade ideal para o ping?

Basicamente, quanto menor o ping, melhor! No entanto, isso depende de como você usa a internet.

Por exemplo, se você joga muitos jogos competitivos, a latência recomendada é inferior a 20 ms. Mas ao navegar na web normalmente, menos de 100ms já é um bom valor.

Se o ping de teste de velocidade for muito maior que esses valores, significa que os dados que estão sendo enviados estão chegando ao servidor muito lentamente.

A consequência é o "lag", que é um travamento que afeta o desempenho ao jogar ou ao assistir a filmes.

Lembre-se, quanto mais longe você estiver do servidor, maior será o ping. Portanto, se você estiver jogando em servidores de outros países, poderá experimentar uma latência muito alta.

O que é velocidade de upload?

Quando falamos de velocidade de upload, queremos dizer o quão rápido você pode carregar e fazer o envio de arquivos na web.

Essa proporção afeta diretamente as seguintes ações:

  • Fazer lives em streamings;
  • Carregar vídeos no YouTube ou outras redes sociais;
  • Jogar online e comandar outros jogadores.

Geralmente, é comum que o upload seja menor que o download. No entanto, se estiver baixo demais, pode ser um alerta sobre a operadora. 

O que significa velocidade de download?

A velocidade de download é a rapidez com que você pode baixar arquivos ou carregar páginas da Internet.

Para medir as taxas de download, a ferramenta se conecta a um servidor e baixa vários arquivos. Em seguida, analisa o tempo de processamento e define o resultado.

Como aumentar a velocidade de download?

Assim como no ping, há algumas coisas que você pode fazer para aumentar a velocidade de download.

Em um computador, conselhos gerais:

  • Use um aplicativo de limpeza para limpar os dados de conexão;
  • Use um acelerador de download confiável;
  • Verifique se há problemas no servidor DNS.

Para realizar o teste, você pode utilizar a seguinte ferramenta: teste sua velocidade!

Perguntas Frequentes

A Age está aqui para te ajudar!

1. Certifique se os cabos estão devidamente conectados ao modem;

2. Verifique se o modem está bem conectado a tomada, é sempre bom testar também em outra tomada, pois a que ele está conectada atualmente, pode estar com algum problema de energia;

3. Após checar se está tudo conectado corretamente, observe se as luzes POWER, LINK, AUTH, INTERNET, WLAN2.4G e WLAN5G estão acesas;

4. Se no passo anterior alguma das luzes estiverem apagadas , reinicie o modem da tomada e aguarde o prazo de 10 segundos para conectar novamente.

Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 Whatsapp  ou  Telefone 

1 º Passo: Verifique atrás do seu modem o link com as iniciais https:// 

Copie esse link e cole no seu navegador e aperte ENTER.

2 º Passo 

Após fazer isso em seu navegador aparecerá uma tela pedindo o Username e Password , você consegue localizar o acesso atrás do seu modem em usuário e senha, logo abaixo do https://.

Clique em Login

 

 

3 ° Passo:

Após clicar em Login você já terá acesso ao seu equipamento, clique em Network em seguida irá aparecer duas opções abaixo Wireless(2.4GHz) e Wireless(5GHz).

4 º Passo:

Em SSID Configuration coloque nos campos abaixo nome da rede e senha de sua preferência.


SSID NAME: NOME DA REDE

WPA Key: Senha

 
Obs: A Senha precisa ter no mínimo 8 caracteres.

Após realizar o processo clique em SAVE no final da página .

O mesmo processo acima deve ser efetuado no Wireless (5GHz).

 

Caso não consiga realizar esse procedimento entre em contato com nossa central.

Whatsapp  ou  Telefone

1 º Passo: 

Entre no nosso portal: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, na área “minhas faturas” clique em “ver todas as faturas".
 

 

3 º Passo: Em "Status" procure por pagamento pendente, e depois clique no ícone de baixar. 
 

Após baixar, você já consegue visualizar.

1° Passo:

Baixe o APP  na sua loja de aplicativos:

Android

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

2º Passo: 

Após entrar, clique na área “financeiro”

3 ° Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar.

4 ° Passo: 

 Em seguida vai aparecer seu contrato e a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. 

Clique em visualizar para conseguir baixar sua fatura.

5 ° Passo:

Após isso clique em "baixar sua fatura."

Pronto sua fatura será baixada em PDF!

1 º Passo:

Clique para ser redirecionado ao portal do cliente

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em "ver todas as faturas".

3 º Passo: 

Localize a fatura com pagamento pendente e no fim da linha selecione o ícone do cifrão ($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.  Escolha “pagamento com cartão”

4 º Passo: 

Logo após selecione o tipo de cartão e informe os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x.

Pelo aplicativo:

1 º Passo: 

Baixe o APP no celular na sua loja de aplicativos:

App 

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

 Após Entrar, clique na área “financeiro”

2 º Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar a fatura.

3 º Passo: 

Em seguida vai aparecer seu contrato, a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. Clique em “efetuar pagamento” para selecionar a forma de pagamento.

4 º Passo:

Após isso selecione a opção “cartão de crédito”. Logo após você seleciona o tipo de cartão, e informa os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x no cartão.

5 º Passo:

Confirme para efetuar o pagamento.

1º Passo: 

Clique para ser redirecionado ao nosso: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em Entrar

2º Passo: 

Assim que acessar a área do cliente, clique em (Recorrência no Cartão) 

3 º Passo: 

Após isso clique na opção “adicionar cartão”

4 º Passo: 

Feito isso, cadastre seu o cartão, preenchendo todos os dados corretamente e selecione a opção “Adicionar Cartão”

Assim o valor será debitado todo mês automaticamente. 

E você ganha R$10,00 de desconto de bom pagador. Legal né?

1 º Passo:

Selecione para ser redirecionado a página do Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR
 

2 º Passo:

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em “ver todas as faturas", Lá você consegue escolher sua forma de pagamento.

3 º Passo:

Localize a fatura que está pendente de pagamento, e no fim da linha selecione o ícone do cifrão($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.

4 º Passo:

Escolha “pagamento com pix” 

5 º Passo:

PARA EFETUAR O PAGAMENTO

1) Acesse o aplicativo do seu Banco;

2) Selecione o método pagar com PIX;

3) Escaneie o QR code ou insira o código para pagamento;

4) Confira as informações e confirme o pagamento.

Para o 1° acesso ao serviço do SKY+ (Antigo DirectvGO).

1° Passo:

Acesse o site do SKY+ através do link: https://www.skymais.com.br/home

2° Passo:

Na tela inicial você deverá selecionar a opção “Já sou cliente”

3° Passo:

Você será redirecionado para essa aba, onde deverá selecionar a opção “Operadoras”

Após isso deverá localizar e selecionar a opção “Outros Parceiros”
 

Selecionar a opção “Outros Parceiros” você será redirecionado a tela de acesso.
Onde deverá preencher conforme o modelo abaixo:

Provedor: Escreva a três primeiras letras AGE e irá aparecer a opção “AGE Telecom”,
selecione-o como seu provedor.

Código do Assinante: Número do seu CPF sem pontos ou traços.

Senha: Número do seu CPF sem pontos ou traços.

Após clicar em “Entrar” você será redirecionado para a tela abaixo, onde deverá
realizar clicar na opção “Autorizar”.
 

Em seguida você deverá realizar um cadastro com um e-mail e senha pessoais para o
acesso ao serviço completo do SKY+.

1° Passo: 

Assim que seu plano for instalado, você vai receber um SMS. Abra a mensagem e localize o link para a ativação.

Caso você não receba esse sms entre em contato com nossa Central de atendimento.   Whatsapp  ou  Telefone 

2° Passo: 

Após abrir o link no navegador, cadastre o número de celular ou coloque o login se já possuir conta.

3° Passo:

Insira as informações solicitadas e clique em "CADASTRE-SE"

4° Passo: 

Insira o novo código recebido por SMS.

5 ° Passo: 

Selecionando "OUVIR AGORA" você será direcionado para a loja de aplicativos, se não o tiver baixado, caso já possua, será iniciado.

6 ° Passo: 

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, você pode selecionar os artistas que mais gosta para habilitar o FLOW ou já curtir as músicas que mais ama.

Realize seu login através do site: Portal assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

O Clube Age oferece descontos e vantagens exclusivos para os nossos clientes.
Cada parceiro tem uma mecânica própria para beneficiar nossos associados.

Em algumas lojas físicas, será necessário imprimir o cupom e apresentá-lo ao lojista no momento da compra ou a identificação no primeiro contato com o consultor comercial. 

1° Passo: 

Realizar seu login através do site: Portal do assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

2 º Passo: 

Selecione a opção HBO MAX

3° Passo:

Baixar o app na sua loja de aplicativos, aceite os termos de privacidade.

 HBO MAX 

HBO MAX - IOS

4 ° Passo: 

Termos aceitos, selecione o item do avatar para logar.

 

5 ° Passo: 

Selecione a opção “Entrar com provedor”.

6 ° Passo: 

Selecione a PlayHub. (Caso utilize IOS, clique em “Outros provedores de TV” que a opção playhub vai aparecer)

7 ° Passo: 

Insira login e senhas fornecidos pelo seu provedor. 

Login: AGE (Maiúsculo) + Número contrato do cliente + CPF (Sem ponto e sem traço) 

Senha:CPF (Sem ponto e sem traço)

8 ° Passo: 

Autorize o acesso da Playhub no HBO MAX.

9 ° Passo: 

Crie a sua conta com suas informações.