A importância da velocidade da internet para o trabalho remoto

A importância da velocidade da internet para o trabalho remoto

A importância da velocidade da internet para o trabalho remoto

Diante do contexto da pandemia da COVID-19, o trabalho online, também chamado de trabalho remoto, ganhou força no mercado. Com essa nova modalidade, foi possível proteger os funcionários, seguindo as recomendações de saúde da OMS, e permitir que as empresas continuassem lucrando com home office.

 

Se na modalidade presencial já era necessário realizar tarefas e atividades que precisavam de uma boa velocidade de internet, no home office, não é nenhum exagero dizer que essa demanda se intensificou.

 

Para ilustrar a situação, em uma startup de tecnologia, além da navegação básica, os funcionários que estão de home office também precisam fazer a manutenção constante dos softwares que são desenvolvidos.

 

Agências de marketing que trabalham com vídeo também são ótimos exemplos de empresas que necessitam de uma velocidade da internet potente e estável. Afinal, os trabalhos são feitos com arquivos muito pesados, e o upload deve ser feito não só com velocidade, mas também com qualidade.

 

Nesses contextos, a velocidade da internet se torna praticamente uma necessidade básica. Até porque, no home office, os funcionários também precisam entrar em reuniões por chamadas de vídeo.

 

É claro que alguns nichos de mercado demandam conexões melhores e mais estáveis. Ainda assim, a velocidade da internet é essencial para garantir um expediente produtivo e sem obstáculos entre as demandas e reuniões em um regime de home office.

 

Neste texto, a AGE Telecom vai te explicar mais sobre como otimizar a velocidade da internet para a produtividade e funcionamento das empresas que trabalham com o home office. Vamos lá?

Qual velocidade de internet é recomendada para home office?

A velocidade da internet para trabalho remoto varia bastante de acordo com a região, pacote contratado e, é claro, a demanda de cada funcionário.

 

O mínimo de velocidade da internet recomendado para navegação básica na internet em qualquer casa, para que seja possível acessar redes sociais, mecanismos de busca e portais de notícia, sem que haja problemas no desempenho e na velocidade de carregamento, é de 10MB.

 

Entretanto, com a variedade de novas ferramentas disponíveis online, seja para otimizar o trabalho ou proporcionar diversão e lazer, é um pouco óbvio que os 10MB não sejam suficientes para atender todas as demandas da casa. 

 

Até porque, como vimos, as reuniões de trabalho por chamadas de vídeo são muito mais frequentes em um modelo de home office. 

 

Por isso, para que seja possível não só garantir um expediente de qualidade, mas também atender os requisitos de outras ferramentas de lazer, como serviços de streaming e jogos online, o mínimo de internet recomendado é de 30MB.

 

É claro que estes valores são recomendados para uso individual. Ou seja, considerando que apenas um dispositivo utilizará o pacote de internet de uma só vez. 

 

Caso tenham mais pessoas e aparelhos dividindo o mesmo pacote, é importante contratar velocidades maiores para evitar quedas no desempenho e estabilidade.

O que caracteriza a velocidade da internet?

Não é nem um pouco difícil conferir se a velocidade da internet da sua casa está boa. Para isso, você precisará da ajuda de softwares externos, que vão fazer a medição de todos os aspectos da internet e trazer os resultados de forma instantânea.

 

Durante a medição, estes softwares se conectam à sua internet, e analisam três fatores que guiam todo o seu desempenho de trabalho em home office: o Ping, a velocidade de Download e a velocidade de Upload.

O que é Ping?

O Ping, também conhecido como latência, mede a velocidade que um pacote de dados leva para ser transmitido do seu dispositivo para um servidor de internet e retornar ao seu dispositivo. Ele é medido em milissegundos e está diretamente relacionado à velocidade que as informações são lidas pelo seu roteador.

 

Por exemplo, ao abrir um link de um site de referência que o seu colega de trabalho enviou, o Ping é a velocidade na qual a sua internet vai ler o conteúdo daquele site.

O que é Download?

O download, por sua vez, corresponde a ação de transferir arquivos, de qualquer formato e tamanho, de um servidor remoto, localizado na internet, para o seu dispositivo eletrônico. A velocidade do download é a velocidade na qual os arquivos solicitados são transferidos entre esses dois “locais”.

O que é Upload?

E funcionando como o caminho inverso do Download, temos o Upload. Ou seja, é a ação de transferir arquivos do seu dispositivo para um servidor remoto na internet. A velocidade do upload é a velocidade na qual os arquivos são enviados, e costuma ser um pouco mais baixa em relação à de download.

 

A transferência de arquivos internos e documentos importantes é inevitável em um regime de trabalho home office. Por isso, tenha certeza de que os pacotes contratados contem com boas velocidades de download e upload.

Como saber se a velocidade da internet está boa?

Após fazer a medição e analisar essas três métricas, você consegue ter uma noção da qualidade do pacote de internet contratado. Para o Ping, a velocidade ideal - que é quase impossível de atingir - é de 0 milissegundos, mas qualquer valor abaixo de 15 milissegundos já é considerado ótimo.

 

Já para a velocidade de Download, como dito anteriormente, o ideal para uso individual é que o mínimo seja de 30MB.

 

A velocidade de Upload, por sua vez, costuma ser algo em torno de 5% a 10% dos valores do Download. Ou seja, em uma internet de 30MB, a velocidade média de Upload seria de 1,5% a 3%.

 

Por isso, se você tem contato constante com tarefas que demandam fazer o upload de algum arquivo, seja ele uma música, imagem, apresentações e, principalmente, vídeos, é interessante contratar pacotes que contem com velocidade de Upload aprimorada.

 

A velocidade da internet é um fator essencial para empresas e funcionários que trabalham com o regime de home office. O trabalho remoto tem sido adotado com uma frequência cada vez maior nas empresas, por isso, é importante garantir uma internet rápida e estável para evitar quaisquer problemas no seu expediente.


A AGE Telecom é uma provedora de Internet Fibra Óptica Brasília e conta com pacotes residenciais que atendem às diversas demandas de internet. Para mais informações, confira nossos planos ou acesse o nosso blog.

Perguntas Frequentes

A Age está aqui para te ajudar!

1. Certifique se os cabos estão devidamente conectados ao modem;

2. Verifique se o modem está bem conectado a tomada, é sempre bom testar também em outra tomada, pois a que ele está conectada atualmente, pode estar com algum problema de energia;

3. Após checar se está tudo conectado corretamente, observe se as luzes POWER, LINK, AUTH, INTERNET, WLAN2.4G e WLAN5G estão acesas;

4. Se no passo anterior alguma das luzes estiverem apagadas , reinicie o modem da tomada e aguarde o prazo de 10 segundos para conectar novamente.

Se o problema persistir entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 Whatsapp  ou  Telefone 

1 º Passo: Verifique atrás do seu modem o link com as iniciais https:// 

Copie esse link e cole no seu navegador e aperte ENTER.

2 º Passo 

Após fazer isso em seu navegador aparecerá uma tela pedindo o Username e Password , você consegue localizar o acesso atrás do seu modem em usuário e senha, logo abaixo do https://.

Clique em Login

 

 

3 ° Passo:

Após clicar em Login você já terá acesso ao seu equipamento, clique em Network em seguida irá aparecer duas opções abaixo Wireless(2.4GHz) e Wireless(5GHz).

4 º Passo:

Em SSID Configuration coloque nos campos abaixo nome da rede e senha de sua preferência.


SSID NAME: NOME DA REDE

WPA Key: Senha

 
Obs: A Senha precisa ter no mínimo 8 caracteres.

Após realizar o processo clique em SAVE no final da página .

O mesmo processo acima deve ser efetuado no Wireless (5GHz).

 

Caso não consiga realizar esse procedimento entre em contato com nossa central.

Whatsapp  ou  Telefone

1 º Passo: 

Entre no nosso portal: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, na área “minhas faturas” clique em “ver todas as faturas".
 

 

3 º Passo: Em "Status" procure por pagamento pendente, e depois clique no ícone de baixar. 
 

Após baixar, você já consegue visualizar.

1° Passo:

Baixe o APP  na sua loja de aplicativos:

Android

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

2º Passo: 

Após entrar, clique na área “financeiro”

3 ° Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar.

4 ° Passo: 

 Em seguida vai aparecer seu contrato e a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. 

Clique em visualizar para conseguir baixar sua fatura.

5 ° Passo:

Após isso clique em "baixar sua fatura."

Pronto sua fatura será baixada em PDF!

1 º Passo:

Clique para ser redirecionado ao portal do cliente

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR

2 º Passo: 

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em "ver todas as faturas".

3 º Passo: 

Localize a fatura com pagamento pendente e no fim da linha selecione o ícone do cifrão ($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.  Escolha “pagamento com cartão”

4 º Passo: 

Logo após selecione o tipo de cartão e informe os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x.

Pelo aplicativo:

1 º Passo: 

Baixe o APP no celular na sua loja de aplicativos:

App 

IOS

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

 Após Entrar, clique na área “financeiro”

2 º Passo: 

Selecione o contrato o qual você deseja visualizar a fatura.

3 º Passo: 

Em seguida vai aparecer seu contrato, a fatura em aberto com sua data de vencimento e valor. Clique em “efetuar pagamento” para selecionar a forma de pagamento.

4 º Passo:

Após isso selecione a opção “cartão de crédito”. Logo após você seleciona o tipo de cartão, e informa os dados do mesmo, caso seja no crédito você pode escolher pela opção de parcelamento em até 12x no cartão.

5 º Passo:

Confirme para efetuar o pagamento.

1º Passo: 

Clique para ser redirecionado ao nosso: Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em Entrar

2º Passo: 

Assim que acessar a área do cliente, clique em (Recorrência no Cartão) 

3 º Passo: 

Após isso clique na opção “adicionar cartão”

4 º Passo: 

Feito isso, cadastre seu o cartão, preenchendo todos os dados corretamente e selecione a opção “Adicionar Cartão”

Assim o valor será debitado todo mês automaticamente. 

E você ganha R$10,00 de desconto de bom pagador. Legal né?

1 º Passo:

Selecione para ser redirecionado a página do Portal

Para realizar o login, siga o formato abaixo:

Usuário: CPF sem pontos e sem traço

Senha: CPF sem pontos e sem traço

Clique em ENTRAR
 

2 º Passo:

Após entrar, clique na área “minhas faturas” e depois clique em “ver todas as faturas", Lá você consegue escolher sua forma de pagamento.

3 º Passo:

Localize a fatura que está pendente de pagamento, e no fim da linha selecione o ícone do cifrão($), lá você consegue escolher o método de pagamento da sua fatura.

4 º Passo:

Escolha “pagamento com pix” 

5 º Passo:

PARA EFETUAR O PAGAMENTO

1) Acesse o aplicativo do seu Banco;

2) Selecione o método pagar com PIX;

3) Escaneie o QR code ou insira o código para pagamento;

4) Confira as informações e confirme o pagamento.

1 ° Passo: 

Clica no Link: Directv Go

2 ° Passo: 

Ao acessar o portal do assinante clique na opção “Entrar com operadora”

  3 ° Passo:

 Escolher a opção “PLAYHUB”

4° Passo: 

Selecione seu Provedor: AGE TELECOM 

5° Passo: 

Usuário: NÚMERO DO CONTRATO + CPF (Sem ponto ou traço) Senha: CPF (Sem ponto ou traço)

Pronto! Agora você tem acesso aos canais de TV ao vivo além de streaming para curtir quando e onde quiser!

1° Passo: 

Assim que seu plano for instalado, você vai receber um SMS. Abra a mensagem e localize o link para a ativação.

Caso você não receba esse sms entre em contato com nossa Central de atendimento.   Whatsapp  ou  Telefone 

2° Passo: 

Após abrir o link no navegador, cadastre o número de celular ou coloque o login se já possuir conta.

3° Passo:

Insira as informações solicitadas e clique em "CADASTRE-SE"

4° Passo: 

Insira o novo código recebido por SMS.

5 ° Passo: 

Selecionando "OUVIR AGORA" você será direcionado para a loja de aplicativos, se não o tiver baixado, caso já possua, será iniciado.

6 ° Passo: 

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, você pode selecionar os artistas que mais gosta para habilitar o FLOW ou já curtir as músicas que mais ama.

Realize seu login através do site: Portal assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

O Clube Age oferece descontos e vantagens exclusivos para os nossos clientes.
Cada parceiro tem uma mecânica própria para beneficiar nossos associados.

Em algumas lojas físicas, será necessário imprimir o cupom e apresentá-lo ao lojista no momento da compra ou a identificação no primeiro contato com o consultor comercial. 

1° Passo: 

Realizar seu login através do site: Portal do assinante

Usuário: Número do contrato + CPF (Sem ponto e sem traço). Senha: CPF (Sem ponto e sem traço).

2 º Passo: 

Selecione a opção HBO MAX

3° Passo:

Baixar o app na sua loja de aplicativos, aceite os termos de privacidade.

 HBO MAX 

HBO MAX - IOS

4 ° Passo: 

Termos aceitos, selecione o item do avatar para logar.

 

5 ° Passo: 

Selecione a opção “Entrar com provedor”.

6 ° Passo: 

Selecione a PlayHub. (Caso utilize IOS, clique em “Outros provedores de TV” que a opção playhub vai aparecer)

7 ° Passo: 

Insira login e senhas fornecidos pelo seu provedor. 

Login: AGE (Maiúsculo) + Número contrato do cliente + CPF (Sem ponto e sem traço) 

Senha:CPF (Sem ponto e sem traço)

8 ° Passo: 

Autorize o acesso da Playhub no HBO MAX.

9 ° Passo: 

Crie a sua conta com suas informações.